PSD/Terceira pede responsabilidades políticas por "incumprimento" de TAP e SATA
2018-08-17 09:27:57 | Lusa

O PSD/Terceira acusou as companhias aéreas SATA e TAP de "incumprimento" com a ilha açoriana, “no âmbito da sua operacionalidade internacional, nacional e regional”, e exige que os Governos Regional e da República assumam responsabilidades.

Em comunicado enviado às redações, a comissão política de ilha dos sociais-democratas, presidida pelo deputado à Assembleia da República António Ventura, acusa a SATA e a TAP de falharem o cumprimento de horários e critica o que diz ser o frequente cancelamento de voos, exigindo "a quem governa, nos Açores e na República, que assuma as suas responsabilidades políticas para melhorar as ligações aéreas de passageiros e de carga de e para a Terceira ao nível regional, com o continente e no âmbito internacional".

As queixas incluem, além do incumprimento dos horários e do cancelamento de voos, o preço elevado das tarifas dos voos inter-ilhas, bem como a falta de lugares disponíveis na operação regional, no caso da SATA, e o extravio de bagagens e encomendas comerciais, no caso da TAP.

António Ventura acredita que o Governo Regional, “como único acionista da SATA, e o Governo da República, como acionista maioritário da TAP, são responsáveis diretos por essas permanentes falhas”, que diz afetar a economia da ilha, “transmitindo uma imagem de incompetência e desleixo a quem nos visita, o que não abona a favor da Terceira e dos Açores”.

O líder do PSD/Terceira sublinha que estas são questões que se verificam “ano após ano, sem que o Governo Regional consiga dar as necessárias respostas” e questiona “para que serve à Terceira ter seis deputados do PS e vários terceirenses no Governo Regional – secretários e diretores regionais, incluindo o vice-presidente -, se os problemas dos terceirenses persistem”.

O responsável demonstra ainda “grande preocupação” em relação ao novo Conselho de Administração da transportadora aérea açoriana, recentemente empossado, e lembra que “toda esta irresponsabilidade acontece pela mão do Governo Regional”.

Em relação à TAP, António Ventura sublinha que os sociais-democratas entregaram na Assembleia da República “uma resolução, recomendando ao Governo que promova com urgência, junto da TAP, a normalização das ligações aéreas com as regiões autónomas e a prestação de assistência adequada aos seus passageiros, residentes e turistas”.

Notícias Relacionadas Horizonte