Açores propõem majoração de 10% do POSEI para hortofrutícolas IGP em 2019
2018-08-29 09:52:51 | Lusa

A proposta dos Açores para o programa comunitário POSEI em 2019 prevê uma majoração de 10% na ajuda às produções hortofrutícolas com Identificação Geográfica Protegida (IGP) e a isenção de rateio à meloa de Santa Maria.

“No entender do Governo Regional, estas medidas são incentivos importantes para que, no futuro, particularmente no caso de Santa Maria, haja condições objetivas para um aumento de área de produção de meloa, aproveitando o potencial que existe nesta ilha para este tipo de cultura”, adiantou hoje o secretário regional da Agricultura e Florestas, citado numa nota do Gabinete de Apoio à Comunicação Social do Governo Regional.

João Ponte falava à margem de uma visita à exploração agrícola de um dos maiores produtores de meloa em Santa Maria.

Segundo o governante, a proposta do executivo açoriano para o POSEI 2019 (Programa de Opções Específicas para o Afastamento e a Insularidade nas Regiões Ultraperiféricas) representa um aumento “superior a 20%” na ajuda atribuída aos produtores de meloa IGP, em comparação com 2017.

Nos últimos dois anos, a área de diversificação agrícola nos Açores “cresceu 25%”, representando mais 700 hectares, e João Ponte defendeu que o POSEI 2019 pode ser um incentivo ao aumento de produtores de meloa e da área de produção na ilha de Santa Maria.

“Ano após ano, temos aperfeiçoado o POSEI com a introdução de novas medidas que visam aumentar as produções, sem esquecer a área da diversificação agrícola”, frisou.

Em Santa Maria, a área afeta à produção de meloa IGP aumentou de cinco para sete hectares nos últimos anos, mas, este ano, a seca provocou uma diminuição da produção e do calibre da meloa.

“A expectativa seria aumentar a produção de 54 toneladas atingidas em 2017, mas a seca está a condicionar a produção este ano”, avançou João Ponte.

Notícias Relacionadas Horizonte