PSD/Açores quer explicações sobre presença de amianto em equipamentos públicos
2018-09-13 07:46:25 | RHA

O grupo parlamentar do PSD/Açores requereu, com urgência, a audiência em Comissão da Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, para prestar esclarecimentos sobre instalações, estruturas, edifícios ou equipamentos, afetos à administração regional autónoma, que incorporem produtos contendo amianto.


Para os social democratas, "o governo regional deve explicações aos açorianos", nomeadamente "a todos os utilizadores habituais de edifícios ou equipamentos que ainda contenham amianto, sabendo-se que a sua utilização foi proibida e que é um material que contém agentes cancerígenos", refere a deputada Catarina Chamacame Furtado.


A parlamentar recorda que, em 2014, "foram aprovados 26 milhões de euros de investimentos públicos que previam, entre outras obras ou intervenções, a remoção do amianto de todas as escolas da Região até 2017".

 

Mais adianta que tais investimentos "estavam previstos e devidamente calendarizados na Carta Regional das Obras Públicas, tendo-se antecipado os prazos máximos definidos para a remoção de amianto das seis escolas dos Açores onde aquele material foi identificado (Calheta, Capelas, Rabo de Peixe, Lagoa, Arrifes e Canto da Maia)".

 

Segundo Catarina  Furtado, "foi a própria Secretaria Regional da Educação, em 2014, quem garantiu que naquelas escolas, as obras para remoção de amianto estariam concluídas em 2017.  Acontece que não estão, e queremos saber em que ponto está a situação", explica.

 

O pedido do PSD/Açores visa igualmente conhecer "o inventário regional atualizado de todos os edifícios que incorporem produtos contendo amianto, com indicação da data da última versão desse documento", bem como obter " uma lista detalhada dos equipamentos escolares, incluindo creches e jardins de infância, lares de idosos e residências assistidas, equipamentos de saúde e desportivos, em que a remoção do amianto ainda não tenha sido concluída", conclui a deputada.