IPMA prolonga aviso amarelo para as ilhas de São Miguel e Santa Maria
2018-10-04 11:14:29 | Lusa

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou até às 21:00 de hoje o aviso amarelo para São Miguel e Santa Maria, tendo em conta a instabilidade do tempo, com possibilidade de chuva forte e trovoada.

“Entre as 07:00 e 09:00 choveu intensamente no Nordeste e na Povoação (São Miguel) e decidimos prolongar o aviso amarelo. Há uma melhoria hoje, mas depois o agravamento na madrugada de sexta-feira e assim sucessivamente até domingo”, explicou Fernanda Carvalho, meteorologista da delegação nos Açores do IPMA, em declarações à agência Lusa.

A meteorologista referiu que o mau tempo nas duas ilhas do grupo Oriental tem a ver com “uma depressão localizada a sul dos Açores que tem associada uma grande instabilidade”, acrescentando que “só a partir de domingo é que a situação estará ultrapassada”.

Em comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) adianta que, segundo o IPMA, apesar das previsões serem de melhoria das condições meteorológicas no período da manhã e na tarde de hoje, houve precipitação forte no Nordeste (47,7 milímetros) e informação de precipitação intensa na Povoação.

Contactadas pela Lusa, fontes dos Bombeiros do Nordeste e da Povoação referiram não haver registo de quaisquer ocorrências.

O aviso amarelo para as ilhas do grupo Oriental referente a precipitação e trovoada vai vigorar até às 21:00 de hoje.

Este aviso é o segundo menos grave de uma escala de quatro e revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A Proteção Civil dos Açores lembra que nestas situações devem ser tomadas medidas de autoproteção.


Notícias Relacionadas Horizonte