Vasco Cordeiro lembra oportunidades internacionais para setor leiteiro dos Açores
2018-10-30 11:08:58 | Lusa

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, marcou ontem presença numa sessão comemorativa de uma cooperativa agrícola, admitindo dificuldades que têm de ser superadas, mas sinalizando várias oportunidades para o setor.

“Há oportunidades que podemos concretizar”, disse, falando, por exemplo, do acordo de comércio entre a União Europeia e o Canadá – “uma oportunidade que aí está” -, para além das próprias “movimentações” comerciais dentro do próprio espaço europeu.

Vasco Cordeiro falava na freguesia dos Cedros, concelho da Horta, na sessão comemorativa do 75.º aniversário da Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial (CALF), instituição, vincou, de “importância decisiva para o desenvolvimento económico da ilha do faial, sobretudo no que tem a ver com o setor agrícola”.

No que refere às dificuldades do setor, o chefe do executivo açoriano lembrou o movimento “cada vez mais insistente, independentemente da sua falta de fundamento ou não”, que “contesta os benefícios do leite para a alimentação humana” e motiva alguma “retração no consumo desses produtos”.

“Há fenómenos que nos ultrapassam, mas há oportunidades e desafios que podem ser vencidos”, declarou a algumas dezenas de faialenses presentes na sessão.

Falando da CALF mas admitindo um “extrapolar” das suas palavras para outras cooperativas e para o setor agrícola, Vasco Cordeiro elogiou o “percurso de luta, determinação, empenho” dos trabalhadores e colaboradores da cooperativa, acrescentando que a “melhor homenagem” que se pode fazer “aos que fundaram a instituição” e nela trabalharam é continuar a ter “novas ideias” e “capacidade de pensar o futuro”.

No Plano e Orçamento para 2019, a entregar até quarta-feira no parlamento dos Açores, está previsto um investimento de cerca de 11 milhões de euros em infraestruturas agrícolas, acrescentou ainda o presidente do executivo da região.

O Governo dos Açores iniciou esta terça-feira uma visita de trabalho de dois dias à ilha do Faial.

Notícias Relacionadas Horizonte