Governo dos Açores garante antecipação de pagamentos de ajudas do POSEI
2019-02-27 11:37:18 | GACS

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou, em Santa da Graciosa, que será antecipado o pagamento dos valores remanescentes de algumas ajudas do POSEI 2018 em relação ao calendário inicial, uma medida positiva para a tesouraria das explorações agrícolas.

“O Governo dos Açores solicitou e foi aceite pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) a antecipação do pagamento dos valores remanescentes do calendário inicial, uma decisão que vai permitir melhorar, nesta altura, a tesouraria das explorações agrícolas”, afirmou João Ponte, que falava terça-feira na sessão de apresentação das alterações ao programa POSEI 2019, no âmbito da visita estatutária do Governo à ilha Graciosa.

O governante avançou, como exemplo, que serão adiantados para 28 de fevereiro as segundas prestações dos prémios aos produtores de ovinos e caprinos, que inicialmente seriam pagos em junho, bem como as ajudas aos produtores de ananases, que seriam pagas em abril.

No caso das ajudas aos produtores de tabaco e aos produtores de culturas tradicionais, o pagamento será feito numa única vez, quando o que estava previamente definido era os pagamentos decorrerem em duas fases.

“Desta forma, cerca de 3.000 agricultores irão beneficiar desta medida, estando em causa o pagamento de 1,7 milhões de euros, o que, naturalmente, é uma boa notícia depois do último ano, que foi particularmente difícil devido à seca que assolou os Açores”, frisou João Ponte.

O titular da pasta da Agricultura adiantou ainda que, a 29 de março, sucederá a mesma antecipação dos pagamentos de segundas prestações, mas desta vez para o prémio à vaca aleitante e a ajuda aos produtores de culturas arvenses, sendo que a ajuda ao escoamento de jovens bovinos dos Açores será paga integralmente.

Aos agricultores graciosenses o Secretário Regional anunciou também que as candidaturas aos apoios no âmbito do programa POSEI 2019 decorrem até 15 de maio.

João Ponte destacou que, este ano, foi criada uma ajuda ao transporte entre as ilhas de jovens bovinos para produtores de Santa Maria, Graciosa, Flores e Corvo que exportem animais para abate em São Miguel, Terceira, Faial e Pico, por forma a incentivar o abate dos animais na Região, com evidentes mais valias para a economia açoriana.

João Ponte apontou também as majorações que foram feitas para o modo de produção biológico e a isenção de rateio no prémio à vaca leiteira, para os primeiros 150 mil litros de leite de cada exploração, medidas que o Governo dos Açores considera muito positivas para os agricultores.

A atribuição das ajudas no âmbito do POSEI insere-se numa política europeia de compensação pela produção em zonas desfavorecidas e ultraperiféricas, assim como pela produção de géneros alimentícios de qualidade a preços acessíveis a todos os consumidores.

O POSEI 2019 tem um financiamento de quase 70,3 milhões de euros da União Europeia, a que acrescem 4,8 milhões do Orçamento Regional.

Notícias Relacionadas Horizonte