Interditado acesso viário à fajã da Ferraria em São Miguel
2019-04-24 13:00:58 | Lusa

O Governo dos Açores determinou hoje a interdição imediata da via de acesso à fajã da Ferraria, a partir do miradouro da ilha Sabrina, em São Miguel, após uma avaliação às condições de segurança do talude.

"Esta interdição foi decidida na sequência de uma avaliação do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) às condições de segurança do talude sobranceiro à via de acesso à fajã da Ferraria, solicitada pela Direção Regional do Ambiente devido a vários sinais de instabilidade", refere uma nota do executivo enviada às redações.

Segundo o executivo açoriano, os desabamentos ocorridos nos últimos dias fizeram com que vários blocos rochosos de diferentes tamanhos se desprendessem, alcançando os dois lanços inferiores da estrada e “provocando danos no pavimento".

O relatório preliminar do LREC aponta que "o talude continua a apresentar sinais de precariedade, com a frequente queda de detritos rochosos de pequenas dimensões para a via pública, sendo que a rotura ocorrida deixou em situação de potencial instabilidade vários blocos rochosos que podem desprender-se a qualquer momento, colocando os utilizadores da via vulneráveis ao perigo ali existente".

Assim, a Direção Regional do Ambiente determinou que fossem executadas de imediato “medidas mitigadoras para garantir a estabilidade do setor afetado, nomeadamente o saneamento de blocos destacados e em situação de instabilidade e a colocação de redes metálicas fixadas com pregagens".

De acordo com a nota, serão realizados "trabalhos complementares de criação de linhas de segurança e corte de vegetação".

Paralelamente, o maciço rochoso será também alvo de "um estudo mais aprofundado".

O Governo Regional explica ainda que a interdição da via em causa "vai manter-se pelo tempo estritamente necessário para a correta e adequada implementação” destas medidas.

A Ferraria, no concelho de Ponta Delgada, é uma zona muito frequentada por locais e turistas, para banhos de mar.


Notícias Relacionadas Horizonte