Prejuízos da SATA suscitam debate de urgência no parlamento dos Açores
2019-05-07 10:53:29 | Lusa

Os prejuízos do Grupo SATA, que encerrou as contas de 2018 com 53,3 milhões de euros negativos, suscitam um debate de urgência no parlamento dos Açores nesta terça-feira de manhã, na cidade da Horta.

O debate foi proposto pela bancada do CDS-PP, que pretende esclarecer as razões para tamanha derrapagem financeira, a pior da história da companhia aérea açoriana, bem como apurar responsabilidades para este prejuízo, que aumentou em relação a 2017 em cerca de 12,3 milhões de euros.

O presidente do Conselho de Administração da SATA, António Teixeira, já explicou, em declarações aos jornalistas, que o agravamento dos prejuízos da empresa se deveu ao aumento dos custos operacionais, devido à subida do preço dos combustíveis, dos gastos com pessoal e das despesas com o aluguer de aviões a outras companhias aéreas.

A agenda da Assembleia Legislativa dos Açores para esta semana, inclui ainda um debate de urgência, proposto pela bancada do PS, a propósito da estratégia integrada de desenvolvimento tecnológico e do seu impacto na economia açoriana.

Os 57 deputados regionais vão também apreciar duas outras propostas socialistas, relacionadas com a redução da produção de resíduos de embalagens na Administração Pública e com a criação de um programa de eficiência energética nos serviços públicos da região.

O Governo Regional, liderado pelo socialista Vasco Cordeiro, leva também a plenário três propostas: uma relacionada com a criação de um programa regional para as alterações climáticas, outra para uma alteração ao sistema de incentivos à produção de energia a partir de fontes renováveis e a terceira para uma adaptação à região da Lei Geral do Trabalho.

A agenda parlamentar integra ainda duas propostas do Bloco de Esquerda, que reivindicam a adoção de medidas, por parte do Governo, que protejam o emprego na fábrica de conservas de Santa Catarina, em São Jorge, que o executivo pretende alienar.

O plenário de maio do parlamento açoriano inclui ainda duas petições, subscritas por grupos de cidadãos, a exigir a permanência da escola das Cinco Ribeiras na ilha Terceira e a não utilização de louça descartável de plástico na restauração açoriana.

Notícias Relacionadas Horizonte