PSD Terceira diz que ilha está “refém” da política de promoção do Governo dos Açores
2019-07-18 09:47:22 | Lusa
A vice-presidente da Comissão Política do PSD da Terceira, Mónica Seidi, considerou que a ilha continua “refém das políticas de promoção” do Governo Regional e com problemas de acessibilidade face ao resultados apresentados no turismo.
Numa reação aos mais recentes dados do turismo, que indicam uma descida de 6,4% das dormidas na ilha, entre janeiro e maio, apesar de uma recuperação em junho, a dirigente refere que, no período em análise, e face a 2018, “Terceira, Santa Maria e o Corvo foram as três únicas ilhas do arquipélago" a registarem descidas nos números.
Citada numa nota de imprensa do PSD/Açores, Mónica Seidi afirma que estes “não são dados desconhecidos, porquanto a incapacidade do Governo Regional em desenvolver o setor na ilha já é conhecida”.
Para a também deputada no parlamento açoriano, “tarda em inverter-se esta tendência acentuada de quebra de dormidas, que se regista desde o ano passado, apenas com uma ligeira recuperação em maio”.
A social democrata declara que “não será alheio” o número de ligações entre a Terceira e América do Norte, que “neste verão será claramente insuficiente”.
“Para além da ineficácia comprovada na promoção da nossa ilha junto dos mercados internacionais que, como tem defendido o PSD, deve focar-se no turismo de natureza, na cultura e em eventos”, sublinha Mónica Seidi.
A dirigente adianta, com base nos dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), que na Terceira o alojamento local decresceu 8,3% em maio, “mesmo com a tendência dos primeiros cinco meses do ano”.
A social democrata afirma que já nas unidades hoteleiras tradicionais as dormidas subiram 15,2% em maio, mas depois de descerem 9,7% nos primeiros cinco meses do ano”.
Mónica Seidi aponta que em termos de proveitos totais por ilha, a Terceira surge com uma ligeira descida, de 3%, desde o início do ano até maio”.