Empresários congratulam-se com nova operação da TAP entre Ponta Delgada e Boston
2019-11-20 09:44:52 | Lusa

A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) congratulou-se com a anunciada abertura da rota entre Ponta Delgada e Boston, operada pela TAP, a ter início no próximo ano.

Os empresários classificam a operação como um "importante avanço para a conectividade da região" com os Estados Unidos, antevendo um "efeito positivo" no turismo.

"Esta é uma operação positiva que vem mitigar, mas não eliminar o efeito da saída da Delta, sendo um importante avanço para a conectividade da região com os EUA, o que augura um efeito positivo para o turismo e vem também demonstrar as potencialidades que os Açores apresentam e que devem ser cada vez mais incrementadas", lê-se num comunicado.

A companhia aérea Delta Air Lines anunciou, no final de outubro, que iria descontinuar a operação que ligava Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, e Nova Iorque, sem referir as razões pelas quais deixaria de voar para os Açores.

A CCIPD assinala ainda que, tendo em conta a "dimensão do mercado norte-americano", o "potencial" a explorar nesse país "está para além da capacidade de qualquer empresa individualmente", tendo em conta que passarão a existir duas companhias (a SATA e a TAP) a voar entre os Açores e os Estados Unidos.

"A presença da TAP e da SATA [transportadora aérea açoriana] nas rotas entre os Açores e os EUA constitui um desafio importante para estas empresas e para toda a oferta turística” do arquipélago, adianta.

Os empresários de Ponta Delgada relevam a "importância" dos voos para Boston, por esta ser cidade onde a JETBLUE (parceira da TAP) tem o seu ‘hub', e consideram que a decisão da TAP vem colocar "na primeira linha o desafio da promoção e notoriedade dos Açores".

A direção da CCIPD assume-se também satisfeita pela TAP ter anunciado mais uma ligação diária entre Lisboa e Ponta Delgada (que passam de quatro para cinco), apontando este como um aspeto "importante nas acessibilidades" do país e realçando que o mercado interno é "o mais importante para o turismo" dos Açores.

A TAP anunciou que irá começar a voar, no início de 2020, para três novos destinos no Brasil (Maceió), Canadá (Montreal) e Estados Unidos (Boston), sendo que esta ligação aos EUA será de e a partir de Ponta Delgada.

Em comunicado divulgado, terça-feira, a TAP refere que as três novas ligações vão ao encontro da estratégia da empresa em "apostar fortemente nas Américas" e reforçam "a tendência de forte crescimento da atividade no mercado brasileiro e do Atlântico Norte".


Notícias Relacionadas Horizonte