Vereadores do PSD em Angra acusam Governo dos Açores de prejudicar a ilha Terceira
2020-07-29 11:12:11 | Lusa
Os vereadores sociais-democratas do município de Angra do Heroísmo acusaram ,terça-feira, o Governo dos Açores de prejudicar a ilha Terceira, alegando que é mais caro viajar diretamente de Lisboa para a ilha do que fazendo escala em São Miguel.
“A Terceira está a ser propositadamente prejudicada pela política de transportes e turismo do Governo Regional do PS”, afirmaram, em comunicado de imprensa, Marcos Couto e Miguel Bezerra.
Os vereadores do PSD solicitaram a agentes do setor a realização de um estudo sobre as ligações aéreas da TAP e da Azores Airlines para a Terceira, entre 24 de julho e 2 de agosto, chegando à conclusão de que sai mais barato fazer escala na ilha de São Miguel do que viajar diretamente de Lisboa para a ilha.
“Em média, viajar de Lisboa para a Terceira direto custa sempre cerca de 146,56 euros mais do que realizar a viagem via Ponta Delgada”, avançaram.
Em todos os dias analisados, o valor da viagem direta para a ilha Terceira foi superior e nalguns casos a diferença foi de centenas de euros, o que Marcos Couto e Miguel Bezerra classificaram como “escandaloso” e “injustificável”.
“Na passada sexta-feira, viajar de Lisboa para a Terceira em voo direto custava, na TAP, 475,46 euros, por passageiro. No mesmo dia, num voo TAP, fazer Lisboa-Terceira, com escala de 5 horas e 30 minutos em Ponta Delgada, custava só 63,46 euros. Isto é, 412 euros mais barato que um voo direto para a Terceira”, sublinharam.
Já os tempos de escala na ilha de São Miguel são, em média, segundo os vereadores, superiores a sete horas e em cinco dos 10 dias analisados obrigavam a pernoita.
Também nas viagens inter-ilhas, na SATA Air Açores, foram dados exemplos de viagens mais baratas com escala em Ponta Delgada.
“No próximo sábado, por exemplo, viajar da Horta para a Terceira, em voo direto, custa 62,47 euros, mas se se optar por um voo com escala de três horas em Ponta Delgada, é mais barato 11,50 euros, ou seja, só custa 50,97 euros”, apontaram.
Por outro lado, Marcos Couto e Miguel Bezerra criticaram o número de ligações semanais entre o continente português e a ilha Terceira disponibilizados pela TAP e pela Azores Airlines.
“Neste momento, por mais estranho que possa parecer, a única companhia aérea que voa todos os dias para as Lajes, desde o exterior da Região, é a transportadora de baixo custo irlandesa Ryanair”, afirmaram.
Os vereadores do PSD acusaram, no entanto, o executivo açoriano de manter uma "negociação escondida e silenciosa" com a companhia aérea de baixo custo, alegando que a Ryanair deverá deixar de voar para a ilha Terceira, a partir de janeiro de 2021.
Os autarcas sociais-democratas condenaram o “ataque feroz promovido pelas companhias aéreas de bandeira”, que dizem ser “altamente apoiado pelo Governo Regional”, e acusaram os socialistas da ilha Terceira de não se insurgirem contra uma “política bairrista e centralista que só têm contribuído para enterrar a economia da segunda mais importante ilha dos Açores”.