Covid 19: 5 novos casos diagnosticados em São Miguel e 1 no Pico
2020-08-20 14:09:42 | RHA

A Autoridade de Saúde Regional informou que foram diagnosticados seis casos positivos de COVID-19, cinco na ilha de São Miguel e um na ilha do Pico, decorrentes das 2.139 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas.

 

Cinco dos casos foram diagnosticados no âmbito dos testes de despiste realizados a passageiros provenientes do exterior à chegada e após o sexto dia de permanência na Região, correspondendo a dois homens, de 32 e 47 anos de idade, e três mulheres, com idades compreendidas entre os 21 e os 43 anos de idade.

 

O outro indivíduo diagnosticado, do sexo masculino, de 39 anos de idade, corresponde a um contacto próximo de alto risco de um caso positivo da cadeia de transmissão registada na ilha de São Miguel, que havia obtido resultado negativo nos testes de despiste realizados após viagem ao exterior e após identificação como contacto próximo de alto risco.

 

Importa salientar que a infeção foi diagnosticada no período de possível incubação (14 dias) do vírus SARS-CoV-2, tendo-se revelado fundamental o cumprimento do isolamento profilático como medida de contenção da disseminação e propagação da doença ao nível local.

 

Todos os casos apresentam situação clínica estável e foram já diligenciados, pelas Delegações de Saúde Concelhias, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos.

 

Assim, até ao momento, foram detetados na Região 202 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente 24 casos positivos ativos, dos quais 21 na ilha de São Miguel, dois na ilha Terceira e um na ilha do Pico.

 

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.

Notícias Relacionadas Horizonte