Covid-19: Diagnosticados dois novos casos nos Açores
2020-09-02 13:36:02 | Lusa

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, dois novos casos de covid-19, um na ilha de São Miguel e outro na ilha Graciosa, detetados na sequência das 1.382 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região.

A informação é hoje avançada no relatório diário da Autoridade de Saúde Regional, que indica que o caso diagnosticado na ilha de São Miguel se refere a um homem, com 49 anos, que desembarcou na região em 25 de agosto "proveniente do continente europeu, tendo obtido teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 negativo à chegada e teste de despiste após o sexto dia positivo para a covid-19".

Este caso "apresenta situação clínica estável e foram já diligenciados, pela delegação de saúde concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos", diz ainda aquela entidade.

Quanto ao caso positivo diagnosticado na ilha Graciosa, a autoridade açoriana adianta que se trata de um homem, com 31 anos, "a quem havia já sido diagnosticada a doença covid-19 durante a sua estada em território continental, tendo sido dado como recuperado pelas autoridades de saúde correspondentes, sendo atualmente considerado como portador de remanescências do vírus e, portanto, não contagioso".

A Autoridade de Saúde dos Açores informa também que duas mulheres "não residentes, com 21 e 43 anos, cumprindo os critérios de cura para a covid-19 em território continental, saíram da região, regressando assim à origem".

Até ao momento, foram detetados no arquipélago 226 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se atualmente 30 casos positivos ativos: 27 na ilha de São Miguel, dois na ilha Terceira e um na ilha do Pico.

O caso na Graciosa não é definido como ativo.

Notícias Relacionadas Horizonte