Covid 19: 37 novos casos
2020-11-26 15:35:38 | RHA

A Autoridade de Saúde Regional adiantou que, decorrentes das 1.654 análises realizadas nas últimas 24 horas nos dois laboratórios de referência da Região, foram diagnosticados 37 casos positivos de COVID-19, dos quais 23 em São Miguel, 12 na Terceira, 1 nas Flores e 1 no Pico.

Na ilha de São Miguel, no contexto das cadeias de transmissão anteriormente identificadas, foram diagnosticados 19 casos positivos de COVID-19, respeitantes a 10 indivíduos do sexo feminino, com idades compreendidas entre os três e os 59 anos, e nove indivíduos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 16 e os 61 anos.

Foi detetada uma nova cadeia de transmissão em Ponta Delgada, tendo sido diagnosticado um homem, de 49 anos, contacto próximo de alto risco de um caso positivo previamente diagnosticado, encontrando-se em investigação epidemiológica.

Foram diagnosticados, em São Miguel, uma mulher, com 39 anos, e um homem, com 51 anos, encontrando-se ambos em investigação epidemiológica.

Foi ainda diagnosticado uma mulher, com 25 anos, não residente, com história de ligação aérea com o exterior da Região, que obteve resultado positivo para a COVID-19 no teste de despiste ao sexto dia.

De registar a ocorrência de um óbito, de uma utente de 64 anos, internada no Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada.

Na ilha Terceira, no contexto das cadeias de transmissão anteriormente identificadas, foram diagnosticados três mulheres com idades compreendidas entre os 27 e os 57 anos, e quatro indivíduos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os seis e 60 anos.

Foi detetada uma nova cadeia de transmissão em Angra do Heroísmo, tendo sido diagnosticado uma mulher, de 80 anos, contacto próximo de alto risco de um caso positivo previamente diagnosticado, encontrando-se em investigação epidemiológica.

Foram diagnosticados, na ilha Terceira, duas mulheres, ambas com 56 anos, e dois homens, com 45 e 73 anos, encontrando-se em investigação epidemiológica.

Na ilha do Pico e na ilha das Flores, foram detetados dois homens com 40 e 45 anos, respetivamente, não residentes, com história de ligação aérea com o exterior da Região, que, após o teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 realizado após o sexto dia, obtiveram resultado positivo para a COVID-19.

Foram registadas cinco recuperações na Região, quatro em São Miguel e uma em São Jorge, elevando o número total de casos recuperados na Região para 477.

Importa referir que todos os contactos próximos das cadeias e dos casos em investigação epidemiológica cumpriam isolamento profilático desde a sua identificação pela Delegação de Saúde Concelhia.

A Região conta agora com 28 cadeias de transmissão ativas, sendo 20 em São Miguel, 6 na Terceira, uma partilhada entre São Miguel e São Jorge e uma em São Jorge.

No momento estão ativos 330 casos, dos quais 230 em São Miguel, 93 na Terceira, 2 no Faial, 2 nas Flores, 1 em São Jorge, 1 em Santa Maria e 1 no Pico.

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.

É reiterada a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24

Notícias Relacionadas Horizonte