Covid 19: 18 novos casos e 71 recuperações
2020-12-02 13:50:31 | RHA

Foram diagnosticados nos Açores, nas últimas 24 horas, 18 novos casos positivos de Covid-19, sendo 13 em São Miguel e 5 na ilha Terceira, decorrentes de 1.302 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região.

Na ilha de São Miguel foram diagnosticados nove novos casos no contexto das cadeias de transmissão anteriormente identificadas, um novo caso por aferir, dois novos casos resultantes de duas novas cadeias de transmissão em Rabo de Peixe, na Ribeira Grande, e um novo caso registado também em Rabo de Peixe, viajante, não residente, que acusou positivo no teste de despiste ao 6º dia.

Na ilha Terceira foram diagnosticados dois novos casos no contexto das cadeias de transmissão anteriormente identificadas, um novo caso por aferir, um novo caso de um indivíduo com ligação ao exterior da Região que testou positivo no teste de despiste ao 6º dia e um novo caso resultante de uma nova cadeia de transmissão em São Brás, na Praia da Vitória.

Foram também registadas 71 recuperações, sendo duas na Terceira, uma no Faial, uma em Santa Maria, e 67 em São Miguel.

A Região conta agora com 38 cadeias de transmissão ativas, sendo 27 em S. Miguel, uma partilhada entre São Miguel e São Jorge, nove na Terceira e uma no Pico. 

A autoridade de saúde releva neste capítulo, a extinção de uma cadeia em São Miguel (Ponta Delgada + Lagoa) nas últimas 24 horas e o surgimento de duas novas cadeias em Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande, também em São Miguel, mas distintas, e uma nova cadeia em São Brás, concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira.

Até ao presente extinguiram-se 17 cadeias de transmissão em toda a Região.

Foram detetados até hoje 1.062 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se 18 óbitos, 594 casos recuperados e 366 casos positivos ativos, dos quais 240 em São Miguel, 120 na Terceira, dois no Pico, dois no Faial e dois nas Flores.

Regista-se o internamento de 16 indivíduos à data de hoje, sendo sete no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, oito no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (dois dos quais em cuidados intensivos) e um no Hospital da Horta.

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.

É reiterada a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.

Notícias Relacionadas Horizonte