Covid 19: 64 novos casos positivos de Covid-19, 60 em São Miguel, 3 nas Flores e 1 na Terceira.
2021-01-13 10:26:57 | RHA

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 64 novos casos positivos de Covid-19, sendo 60 em São Miguel, três nas Flores e um na Terceira, resultantes de 1.569 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região, e de um número indeterminado em laboratórios privados.

Os novos 60 casos em São Miguel são todos devido a de transmissão comunitária.

Nas Flores, os 3 novos casos estão relacionados com viajantes, não residentes, que acusaram positivo nas análises de rastreio ao 6º dia, e na ilha Terceira o novo caso positivo resulta de transmissão comunitária.

Foram ainda registadas nos Açores 22 recuperações, sendo 17 em São Miguel, 11 na Ribeira Grande, 4 em Vila Franca do Campo e 2 em Ponta Delgada e 5 na ilha Terceira, 3 em Angra do Heroísmo e 2 na Praia da Vitória.

Deixaram de contar como casos ativos na Região, dois casos positivos anteriores diagnosticados, com histórico de viagem ao exterior da Região e análise positiva ao 6º dia, que apresentaram documentação comprovativa de anterior infeção e respetiva recuperação.

Estão internados nos hospitais da região 28 pessoas, 24 no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada (5 dos quais em unidade de cuidados intensivos) e 4 no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (um dos quais em unidade de cuidados intensivos), sendo que na terça feira, registou-se um óbito de um homem de 66 anos, que estava internado na Unidade de Cuidados Intensivos no Hospital da Terceira.

Atendendo à situação de transmissão comunitária registada nas ilhas de São Miguel e Terceira, deixaram de ser elencadas as cadeias de transmissão local, referentes a estas ilhas.

Assim estão ativas 2 cadeias de transmissão local nos Açores, uma em São Jorge (cujo último elemento que integra esta cadeia, está hospitalizado na ilha Terceira, prevendo-se que a situação seja temporária e uma no Faial.

Existem presentemente 879 casos positivos ativos na Região, sendo 839 em São Miguel, 447 na Ribeira Grande, 157 em Ponta Delgada, 152 em Vila Franca do Campo, 76 na Lagoa, 4 no Nordeste e 3 na Povoação, a ilha Terceira conta com 33 casos positivos ativos, sendo 15 no concelho de Angra do Heroísmo e 18 no concelho da Praia da Vitória, existe ainda, 5 casos nas Flores, todos no concelho das Lajes e 2 casos na Horta na ilha do Faial.

Foram desde o início da pandemia nos Açores, 2.845 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se 23 óbitos e 1.846 recuperações.

Notícias Relacionadas Horizonte