Covid 19: 38 novos casos e 42 recuperações.
2021-01-27 14:05:33 | RHA

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 38 novos casos positivos de Covid-19, sendo 19 em São Miguel, 13 na Terceira, quatro no Faial, um no Pico e um em São Jorge, resultantes de 1.590 análises.

Dos 19 novos casos registados em São Miguel, 18 foram em contexto de transmissão comunitária, e um é referente a um não residente, com histórico de viagem ao exterior e análise positiva ao 6º dia.

Na Terceira dos 13 novos casos positivos diagnosticados, 11 foram em contexto de transmissão comunitária e dois são referentes a 2 residentes, com histórico de viagem e análises positivas ao 6º dia.

O Faial regista 4 novos casos positivos, estando 1 relacionado com cadeia de transmissão anteriormente identificada e 3 com residentes, com histórico de viagem, 1 positivo ao 6º dia e 2 positivos à chegada, sendo que um destes, resulta de uma viagem inter-ilhas e o outro apresentou relatório de análise positiva efetuada em laboratório no continente, convencionado com a Região.

A análise segundo a Autoridade de Saúde Regional não conta para o total da Região, sendo que o passageiro está a cumprir confinamento obrigatório em unidade hoteleira. O resultado positivo foi confirmado, pelo que o caso originou participação ao Ministério Público pela prática de "um crime de propagação de doença contagiosa" depois de o homem ter viajado de Lisboa para o Faial com teste positivo à covid-19.

O Pico regista 1 novo caso positivo, referente a um residente, com histórico de viagem ao exterior e análise positiva ao 6º dia, sendo a mesma situação para o caso diagnosticado em São Jorge.

Houve 42 recuperações na região, sendo 40 em São Miguel, destes 23 na Ribeira Grande, 8 em Ponta Delgada, 4 em Vila Franca do Campo, 4 na Lagoa e 1 na Povoação.

A Terceira registou 1 recuperação no concelho de Angra do Heroísmo, havendo ainda uma recuperação no Pico, na Madalena.

Quanto às cadeias de transmissão local, estão ativas 2, uma no Pico e uma no Faial.

Estão internados nos hospitais da região 22 pessoas, 21 no Hospital do Divino Espírito Santo em São Miguel (7 dos quais em unidade de cuidados intensivos) e no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira está internada uma pessoa em unidade de cuidados intensivos.

Existem presentemente 501 casos positivos ativos na Região, sendo 438 em São Miguel, 251 na Ribeira Grande, 95 em Ponta Delgada, 71 em Vila Franca do Campo, 16 na Lagoa e 4 na Povoação, a ilha Terceira conta com 44 casos positivos ativos, sendo 23 no concelho da Praia da Vitória e 21 no de Angra do Heroísmo, existem ainda, 14 na Horta, no Faial, 2 casos na ilha Pico, ambos concelho da Madalena, 1 em São Jorge, 1 em Santa Cruz das Flores e 1 no Corvo.

Notícias Relacionadas Horizonte