Covid 19: 40 novos casos, 37 em São Miguel, 2 na Terceira e 1 no Faial.
2021-01-28 13:38:10 | RHA

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 40 novos casos positivos de Covid-19, sendo 37 em São Miguel, 2 na Terceira e 1 no Faial, resultantes de 1.619 análises.

Dos 37 novos casos registados em São Miguel, 35 foram em contexto de transmissão comunitária, e 2 são referentes a residentes, com histórico de viagem ao exterior e análise positiva ao 6º dia.

Na Terceira dos 2 novos casos positivos diagnosticados, 1 foi em contexto de transmissão comunitária e 1 é referente a um não residente, que chegou aos Açores com teste negativo, contudo, por iniciativa da entidade patronal fez teste em laboratório privado, antes do 6.º dia, tendo acusado positivo.

O Faial regista 1 novo caso positivo relacionado com cadeia de transmissão anteriormente identificada.

A Autoridade de Saúde Regional adianta que o caso reportado na quarta-feira, em São Jorge, com história de ligação aérea com o exterior da Região, cujo teste de despiste ao SARS-CoV-2, realizado após o sexto dia produziu resultado positivo, apresentou documentação comprovativa de uma anterior infeção e respetiva recuperação, não sendo considerado caso ativo na Região.

Houve 57 recuperações na região, todas em São Miguel, sendo 33 na Ribeira Grande, 16 em Ponta Delgada, 5 em Vila Franca do Campo e 3 na Lagoa.

Quanto às cadeias de transmissão local, estão ativas 3, uma no Pico, uma no Faial e uma partilhada entre o Faial e Corvo, que está relacionada com o caso positivo reportado na quarta-feira no Faial de um residente no Corvo, daqui resultando uma nova cadeia de transmissão local, partilhada.

Estão internados nos hospitais da região 19 pessoas, 18 no Hospital do Divino Espírito Santo em São Miguel (7 dos quais em unidade de cuidados intensivos) e no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira está internada uma pessoa em unidade de cuidados intensivos.

Existem presentemente 483 casos positivos ativos na Região, sendo 418 em São Miguel, 250 na Ribeira Grande, 84 em Ponta Delgada, 67 em Vila Franca do Campo, 13 na Lagoa e 4 na Povoação, a ilha Terceira regista 46 casos positivos ativos, sendo 24 no concelho da Praia da Vitória e 22 no de Angra do Heroísmo, existem ainda, 15 na Horta, no Faial, 2 casos na ilha Pico, ambos concelho da Madalena, 1 em Santa Cruz das Flores e 1 no Corvo.

Notícias Relacionadas Horizonte