Covid-19: Açores com estabelecimentos encerrados e proibição de circulação no Carnaval
2021-02-04 14:30:31 | Lusa
O Governo Regional dos Açores vai implementar medidas restritivas no período de Carnaval, em todas as ilhas, para conter a propagação da covid-19, anunciou hoje o secretário regional da Saúde.
“O Conselho de Governo determinou que a partir das 20:00 de 12 de fevereiro, isto é, da sexta-feira antes do Carnaval, serão encerrados todos os estabelecimentos de comércio não-essencial e serão encerrados todos os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares, com exceção de ‘take-away’ e serviço ao domicílio”, adiantou Clélio Meneses.
O governante falava, em Angra do Heroísmo, numa conferência de imprensa de apresentação da atualização das medidas restritivas para combater a covid-19 nos Açores.
Segundo o secretário regional da Saúde, estão previstas ainda “a proibição de todas as festividades ligadas ao Carnaval e a proibição de circulação na via pública entre as 20:00 e as 05:00”, nesse período.
“São medidas objetivamente restritivas, mas são as necessárias para evitar aglomerados e comportamentos de risco. E são seguramente as medidas necessárias e adequadas para termos um grande Carnaval em 2022”, frisou.
Clélio Meneses justificou a decisão com o facto de terem chegado ao conhecimento da “organizações informais” em várias ilhas para esse período.
“Isto não é propício ao tempo que vivemos. Vivemos um tempo de grande risco, em que tem de haver uma grande contenção, porque qualquer distração, qualquer descuido pode levar a que aquilo que está a ser o bom resultado do comportamento da generalidade dos açorianos fique prejudicado”, sublinhou.