Covid 19, 75 novos casos em São Miguel e 1 na Terceira.
2021-04-10 11:45:14 | RHA

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados 76 novos casos de Covid-19 nos Açores, sendo um na Terceira e 75 em São Miguel, decorrentes de 1.775 análises realizadas em laboratórios de referência da Região e um em laboratório privado não convencionado.

Na ilha Terceira, o caso positivo agora diagnosticado, refere-se a um viajante, não residente, com análise positiva ao 6º dia, registado na freguesia de Nª Srª da Conceição, concelho de Angra do Heroísmo.

Em São Miguel, todos os casos são em contexto de transmissão comunitária, sendo 39 no concelho da Vila Franca do Campo (14 em São Miguel, 11 Água de Alto, 6 em Ponta Garça, 4 em São Pedro, 3 na Ribeira Seca e 1 na Ribeira das Tainhas), 13 no concelho da Ribeira Grande (9 em Santa Bárbara e 4 na Ribeirinha), 9 no concelho do Nordeste (7 em Santana, 1 na Achada e um na Achadinha), 8 no concelho de Ponta Delgada (2 na Relva, 2 nos Arrifes e 1 em cada das seguintes freguesias: Covoada, Fajã de Cima, São Sebastião e Rosto do Cão no Livramento, 3 no concelho da Povoação (Povoação) e 3 no concelho da Lagoa (2 na Ribeira Chã e 1 em Nossa Senhora do Rosário) .

No mesmo período registou-se um total de 19 recuperações todas em São Miguel, sendo 14 no concelho de Ponta Delgada, duas no concelho da Ribeira Grande, duas no concelho do Nordeste e uma em Vila Franca do Campo.

Após terminada a investigação epidemiológica e laboratorial de 6º dia aos contactos próximos do mais recente caso da Ilha de Santa Maria, confirmou-se que este não corresponde a um caso novo, mas sim à deteção de restos virais da primeira infeção, sem capacidade infeciosa.

Assim, o caso é considerado como comprovada infeção anterior e esta ilha deixa de contar com casos positivos ativos.

Estão agora 10 doentes internados, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, dois dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos.

A Região regista presentemente 264 casos positivos ativos, sendo 263 em São Miguel, destes, 104 em Vila Franca do Campo, 75 no concelho de Ponta Delgada, 45 no concelho do Nordeste, 23 na Ribeira Grande, 12 no concelho da Lagoa, e 4 no concelho da Povoação e um caso positivo ativo na ilha Terceira, no concelho de Angra do Heroísmo.

O número de vigilâncias ativas é presentemente de 1.177.

Notícias Relacionadas Horizonte