Covid 19, 39 novos casos nos Açores.
2021-04-16 12:47:00 | RHA

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados 39 novos casos de Covid-19 nos Açores, sendo 29 em São Miguel, 5 em Santa Maria, 4 no Faial e 1 na Terceira, resultantes de 2.414 análises realizadas em laboratórios de referência da Região e 2 análises em laboratório privado, não convencionado.

Em Santa Maria, em Vila do Porto, os cinco casos diagnosticados são referentes a viajantes com rastreio do 6.º dia, sendo 4 não residentes provenientes do exterior da região e 1 residente com histórico de viajem viagem à ilha de São Miguel.

No Faial foram diagnosticados quatro casos, 3 deles alocados à freguesia das Angústias, no âmbito do rastreio à chegada dos tripulantes de uma embarcação escola estrangeira e 1 um residente com teste de rastreio ao 12º dia, na freguesia de Castelo Branco.

Na ilha Terceira, o novo caso foi diagnosticado, é referente a um residente com teste de rastreio ao 6º dia, na freguesia da Ribeirinha, concelho de Angra do Heroísmo.

Em São Miguel todos os 29 novos casos são em contexto de transmissão comunitária, sendo 13 casos no concelho de Ponta Delgada (11 em São Vicente Ferreira, 1 na Fajã de Cima e 1 na Covoada); 10 no concelho da Ribeira Grande (4 na Ribeirinha, 4 em Rabo de Peixe, 1 na Conceição e 1 nas Calhetas); 3 na Lagoa (2 em Santa Cruz e 1 no Cabouco); 3 em Vila Franca do Campo (2 em Ponta Garça e 1 na Ribeira Seca)

No decurso da investigação epidemiológica, a Autoridade de Saude, adiantou que um caso positivo, inicialmente alocado ao Concelho de Ponta Delgada - São Pedro se encontra a residir na Freguesia da Fajã de Baixo.

No mesmo período registou-se um total de oito recuperações, todas em São Miguel, sendo cinco no concelho de Ponta Delgada (4 em Rosto de Cão, São Roque e uma em São Sebastião) duas no concelho do Nordeste (1 na Achadinha e 1 em Nordeste) e uma em Vila Franca do Campo (Ribeira Seca).

Estão 14 doentes internados, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em São Miguel, quatro dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos. 

A Região regista presentemente 391 casos positivos ativos, sendo 372 nos seguintes concelhos de São Miguel, 162 em Vila Franca do Campo, 79 em Ponta Delgada, 62 na Ribeira Grande, 36 no Nordeste, 29 na Lagoa e 4 na Povoação.

O Faial tem agora dez casos positivos ativos no concelho da Horta, Santa Maria passou a ter cinco casos em Vila do Porto, a Terceira regista três casos, todos no concelho de Angra do Heroísmo e nas Flores há um caso ativo, no concelho de Santa Cruz.

O número de vigilâncias ativas é presentemente de 1.346.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.614 casos positivos de Covid-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 4.082 pessoas, 68 saíram do arquipélago à revelia das autoridades, 43 apresentaram prova de anterior infecção e respectiva cura e 30 faleceram.  

Notícias Relacionadas Horizonte