Câmara da Praia compromete-se com investimentos e ações nas 11 freguesias do Concelho
2016-07-10 11:59:00 | Gab Comunicação CMPV
A Câmara Municipal da Praia da Vitória comprometeu-se com um pacote de investimentos, intervenções e ações nas 11 freguesias do Concelho, no valor de quatro milhões de euros e a concretizar até ao final de 2017.
Os acordos de compromisso foram assinados pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, e pelos autarcas das Juntas de Freguesia do Concelho.
“Este documento reúne um conjunto de ações prioritárias a realizar nas onze freguesias do nosso Concelho, que contribuirão para o desenvolvimento rural e para o aumento da proximidade entre as entidades e a comunidade. Conseguimos identificar os problemas existentes nas freguesias, através de visitas efetuadas pelo Executivo Municipal, e definimos, em parceria com os presidentes das diversas Juntas de Freguesia, quais as prioridades de cada local”, explicou Roberto Monteiro, presidente da edilidade praiense.
“Existem ações comuns a todas as freguesias, nomeadamente o apoio anual na realização da Onda Cultural; a dinamização do plano formativo e tecnológico nos infocentros; a pavimentação de sobras; o reajuste de luminárias; o reforço da sinalética (horizontal e vertical); a dinamização do plano de atividades desportivas nos pavilhões municipais; e a consolidação de diversos muros de suporte confinantes com estradas municipais. As restantes intervenções respondem às necessidades específicas de cada freguesia, da pavimentação rodoviária à correção do escoamento de águas pluviais, passando por intervenções em espaços públicos, projetos de índole social ou cultural, entre outras ações”, explicou o autarca praiense.
“Acima de tudo, trata-se de um ato de coragem assinar um contrato público, a 18 meses do fim dos mandatos, que será disponibilizado nos sites da Autarquia e das Juntas de Freguesias e em diversos locais públicos de fácil acesso à população. Esta iniciativa demonstra uma nova forma de exercer o poder local e uma maior interação com a comunidade”, destacou.
“Através desta informação, qualquer munícipe sabe claramente quais as ações a realizar em cada freguesia, conhece as opções que foram tomadas e pode verificar e controlar a concretização de cada projeto. E neste documento, garanto-vos, está aquilo que nós podemos e vamos fazer”, sublinhou Roberto Monteiro.
“Considerando os desafios do século XXI, no qual se exige menos betão e se aposta mais em projetos sustentáveis e geradores de emprego, tivemos de reajustar a nossa estratégia, adaptando-nos à realidade atual. Deste modo, muitos destes projetos passam pela dinamização das vertentes educativa e cultural, não se trata apenas de obras públicas”, disse.
No primeiro trimestre de 2017, o Executivo Municipal realizará um novo périplo pelas 11 freguesias, promovendo a avaliação da concretização das ações preconizadas nos acordos de compromisso.
“Nessa altura, verificaremos o que está a ser feito e introduziremos as alterações e correções necessárias”, explicou.
O autarca praiense agradeceu ainda a cooperação de todos os presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho.
“É importante realçar que houve uma grande compreensão por parte dos presidentes das Juntas de Freguesia, que nos auxiliaram a definir as prioridades de cada freguesia, tendo em conta que não podemos desenvolver todas as ações necessárias nestes locais. Esta postura revela a relação de proximidade existente entre estas entidades e a nossa Autarquia”, enfatizou.
“Orgulho-me do trabalho efetuado nos meios rurais ao longo destes dez anos, tendo sido criadas nas freguesias várias infraestruturas, como creches e atl’s, centros de dia, pavilhões desportivos, entre outras, que contribuíram para o desenvolvimento rural e para a fixação das pessoas nestes locais. No âmbito dos censos de 2010, verificou-se um aumento da população urbana sem haver uma redução da população nas freguesias, o que significa que estamos no caminho certo”, concluiu.