Covid 19, 1 óbito, 18 recuperações e 11 novos casos nos Açores.
2021-07-06 12:11:03 | RHA

Nas últimas 24 horas registou-se um óbito, 18 recuperações e 11 novos casos positivos de Covid-19 nos Açores.

O óbito foi registado em São Miguel e é referente a um homem, de 51 anos, residente na Ribeira Grande, que estava internado nos cuidados intensivos do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.

Segundo a Autoridade de saúde, a causa da morte foi falência de órgão ou sistema, do qual padecia de doença crónica.

No caso em apreço, o certificado de óbito não coloca como causa direta complicações decorrentes de infeção Sars-COV-2, apesar de o cidadão em causa apresentar também a mesma.

No mesmo período foram registadas 18 recuperações, sendo 14 em São Miguel, nos seguintes concelhos: 6 na Lagoa (3 em Água de Pau, 2 em Santa Cruz e 1 em Nossa Senhora do Rosário).

Em Ponta Delgada há 4 recuperados (2 nos Arrifes e 2 em São Pedro).

Na Ribeira Grande, recuperaram 3 pessoas (Rabo de Peixe, Ribeirinha e Ribeira Seca).

Em Vila Franca do Campo, recuperou 1 pessoa (Ponta Garça).

Já na ilha do Faial recuperaram 4 pessoas, (2 em Castelo Branco, 1 na Praia do Norte e 1 nas Angústias); com estas recuperações foi extinta 1 cadeia de transmissão local primária.

De salientar que um dos casos reportados anteriormente, em Santa Maria, com história de ligação aérea inter-ilhas, cujo teste de despiste ao SARS-CoV-2, produziu resultado positivo, apresentou documentação comprovativa de uma anterior infeção e respetiva recuperação, não sendo considerado caso ativo na Região.

Quanto aos 11 novos casos registados na Região, resultantes de 5.954 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região, 6 foram em São Miguel, sendo 5 na Ribeira Grande (4 na Matriz e 1 na Ribeira Seca) e 1 em Ponta Delgada (Sete Cidades).

Em São Jorge foram diagnosticados 2 novos casos (Velas) referentes a rastreio do 6º dia a viajantes, não residentes, no Pico há um novo caso no concelho da Madalena (São Mateus), referente a rastreio à chegada a viajante, não residente.

Na ilha das Flores, no concelho das Lajes há um novo caso (Fajã Grande) referente a rastreio à chegada a viajante, não residente e no Faial foi diagnosticado um caso referente a rastreio do 6º dia a viajante residente (Angústias).

Estão internados 7 doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, nenhum em cuidados intensivos.

Em vigilância ativa estão hoje 2.133 pessoas.

O arquipélago conta presentemente com 300 casos positivos ativos, sendo 285 em São Miguel, nos seguintes concelhos, 93 na Lagoa, 91 em Ponta Delgada, 90 na Ribeira Grande, 10 em Vila Franca do Campo e 1 no Nordeste.

A Terceira tem 5 casos, 3 no concelho da Praia da Vitória e 2 no de Angra do Heroísmo, o Pico tem 3 casos, no concelho da Madalena, o Faial tem 2 casos, a Graciosa tem 2 casos, São Jorge tem 2 casos, no concelho das Velas e as Flores tem um caso no concelho das Lajes.  

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.499 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 6.025 pessoas, 83 saíram do arquipélago, 57 apresentaram prova de anterior infecção e respectiva cura e 34 faleceram.

Notícias Relacionadas Horizonte