Covid 19, 34 recuperações e 11 novos casos nos Açores
2021-07-13 12:29:00 | RHA

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 11 novos casos positivos de Covid-19, sendo 5 em São Miguel, 2 nas Flores, 1 na Terceira, 1 no Pico, 1 no Faial e 1 em São Jorge, decorrentes de 1.847 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.

Em São Miguel os cinco casos decorrem de transmissão comunitária.

Assim, no concelho da Lagoa há três novos casos (Cabouco), no concelho de Ponta Delgada foi registado um novo caso (Capelas) e no concelho da Ribeira Grande há um novo caso (Ribeira Seca).

Nas Flores foram diagnosticados dois novos casos, no concelho das Lajes (Fajã Grande) originando o aparecimento de uma cadeia de transmissão local, resultante de um viajante inter-ilhas, proveniente da ilha de São Miguel.

Na Terceira, no concelho da Praia da Vitória (Lajes) registou-se um novo caso, viajante residente, com resultado positivo à chegada.

No Pico, há mais um caso no concelho da Madalena (Madalena), de um viajante, não residente, com resultado positivo ao 6º dia.

Em São Jorge há o aparecimento de uma cadeia de transmissão local (Velas) devido a um caso resultante de um viajante, não residente, com resultado positivo ao 6º dia.

No Faial foi registado um novo caso (Angústias) a um viajante, residente, com resultado positivo ao 6º dia.

A Autoridade de Saúde dos Açores, adiantou ainda que verificou-se a saída da região de um caso positivo, cidadão não residente que se encontrava na freguesia do Cabo da Praia, concelho da Praia da Vitória, deixando de contar como caso ativo na região

A mesma entidade revelou que um caso positivo identificado no comunicado de segunda-feira, na freguesia da Fajã de Baixo, concelho de Ponta Delgada, apresentou documentação comprovativa de uma infeção anterior e respetiva recuperação, deixando por este motivo de contar como caso ativo na região.

No mesmo período foram registadas 34 recuperações nos Açores, todas em São Miguel.

No concelho da Lagoa há 15 recuperados (9 em Água de Pau, 5 em Nossa Senhora do Rosário e 1 no Cabouco)

No concelho da Ribeira Grande, recuperaram 12 pessoas (4 na Ribeira Seca, 2 em Rabo de Peixe, 2 na Matriz, 1 na Conceição, 1 na Lomba da Maia, 1 na Maia e 1 na Ribeirinha).

No concelho de Ponta Delgada 7 pessoas recuperaram da doença (2 na Covoada, 2 nos Arrifes, 1 em São José, 1 na Relva e 1 em São Sebastião).

Estão internados 12 doentes, 11 no Hospital do Divino Espírito Santo, em São Miguel (um em cuidados intensivos) e 1 no Hospital do Santo Espírito, na Terceira.

Em vigilância ativa estão 1.776 pessoas.

Estão ativas 6 cadeias de transmissão local nos Açores; 2 no Pico, 2 na Terceira, 1 em São Jorge e 1 partilhada entre São Miguel e Flores.

O arquipélago conta com 381 casos positivos ativos, sendo 343 em São Miguel, nos seguintes concelhos, 130 na Lagoa, 117 em Ponta Delgada, 80 na Ribeira Grande, 14 em Vila Franca do Campo e 2 no Nordeste.

A Terceira tem 18 casos, 9 no concelho de Angra do Heroísmo e 9 no da Praia da Vitória, o Pico tem 8 casos, no concelho da Madalena, São Jorge tem 5 casos, 4 no concelho das Velas e 1 na Calheta, as Flores tem 5 casos no concelho das Lajes e o Faial tem 2 casos.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.763 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 6.204 pessoas, 84 saíram do arquipélago, 60 apresentaram prova de anterior infecção e respectiva cura e 34 faleceram.

Notícias Relacionadas Horizonte