Covid 19, 51 novos casos e 26 recuperações nos Açores.
2021-07-15 12:30:00 | RHA

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 51 novos casos positivos de Covid-19, sendo 38 em São Miguel, 7 na Terceira, 4 no Pico, 1 em São Jorge e 1 nas Flores, decorrentes de 2.249 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.

Em São Miguel todos os 38 casos decorrem de transmissão comunitária

No concelho de Ponta Delgada foram registados 24 casos (8 nos Arrifes, 4 em Rosto do Cão em São Roque, 4 em Rosto do Cão no Livramento, 4 nas Capelas, 2 em São José e 2 em São Pedro).

No concelho da Ribeira Grande foram diagnosticados 7 novos casos (2 em Rabo de Peixe, 2 na Ribeirinha, 1 no Pico da Pedra, 1 na Ribeira Seca e 1 nas Calhetas).

No concelho da Lagoa há 6 novos casos (3 no Cabouco, 1 em Nossa Senhora do Rosário, 1 na Ribeira Chã e 1 em Santa Cruz).

No Concelho de Vila Franca do Campo há um novo caso (São Pedro).

A Terceira regista 7 novos casos, sendo 4 no concelho da Praia da Vitória (2 nas Lajes, 1 em Santa Cruz e 1 na Fonte do Bastardo) e 3 no Concelho de Angra do Heroísmo (Cinco Ribeiras, Terra Chã, São Mateus).

Um dos casos é referente a um viajante, residente, com resultado positivo ao 6º dia, três casos estão por aferir, dois estão relacionados com uma cadeia de transmissão existente e o outro caso gerou o aparecimento de uma cadeia de transmissão local, entre os concelhos de Praia da Vitória e Angra do Heroísmo, cuja origem está por aferir.

No Pico foram diagnosticados 4 casos no concelho da Madalena (3 na Madalena e 1 na Criação Velha), referentes a viajantes, 2 não residentes e 2 residentes, com resultados positivos ao 6º dia.

Em São Jorge, no concelho das Velas (Norte Grande) existe o caso de um viajante, residente, com resultado positivo ao 6º dia.

Nas Flores foi registado 1 novo caso (Fajã Grande) relacionado com a cadeia de transmissão local existente na ilha.

No mesmo período foram registadas 26 recuperações nos Açores, 1 na Terceira e as restantes em São Miguel.

Na Terceira, a recuperação ocorreu no concelho da Praia da Vitória (Santa Cruz).

Em São Miguel recuperaram 11 no concelho da Ribeira Grande (6 em Rabo de Peixe, 2 na Matriz, 1 na Ribeira Seca, 1 na Conceição e 1 no Pico da Pedra).

No concelho de Ponta Delgada 8 pessoas recuperaram da doença (3 nos Arrifes, 3 na Covoada, 1 nas Capelas e 1 em São Pedro).

No concelho da Lagoa há 6 recuperados (5 em Água de Pau e 1 em Nossa Senhora do Rosário).

A Autoridade de Saúde adiantou que no decurso da investigação epidemiológica, foi verificado que um caso positivo inicialmente alocado na freguesia de Rosto de Cão no Livramento, concelho de Ponta Delgada, se encontra a residir na freguesia de Nossa Senhora do Rosário, concelho da Lagoa.

Estão internados 13 doentes, 12 no Hospital do Divino Espírito Santo, em São Miguel e 1 no Hospital do Santo Espírito na Terceira.

Em vigilância ativa estão 841 pessoas.

Estão ativas 8 cadeias de transmissão local nos Açores; 3 na Terceira, 2 no Pico, 1 em São Jorge, 1 no Faial e 1 partilhada entre São Miguel e Flores.

O arquipélago conta com 411 casos positivos ativos, sendo 358 em São Miguel, nos seguintes concelhos, 144 em Ponta Delgada, 127 na Lagoa, 66 na Ribeira Grande, 17 em Vila Franca do Campo e 4 no Nordeste.

A Terceira tem 24 casos, 12 no concelho de Angra do Heroísmo e 12 no da Praia da Vitória, o Pico tem 14 casos, 13 no concelho da Madalena e 1 em São Roque, as Flores tem 6 casos no concelho das Lajes, São Jorge tem 6 casos, 5 no concelho das Velas e 1 na Calheta e o Faial tem 3 casos.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.861 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 6.272 pessoas, 84 saíram do arquipélago, 60 apresentaram prova de anterior infecção e respectiva cura e 34 faleceram.

Notícias Relacionadas Horizonte