Covid 19, 55 novos casos e 47 recuperações nos Açores.
2021-08-06 11:02:17 | RHA

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 55 novos casos positivos de Covid-19, sendo 38 em São Miguel, 8 na Terceira, 6 no Faial, 2 no Pico e 1 em São Jorge, decorrentes de 1.936 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e uma em laboratório privado.

Em São Miguel, no concelho de Ponta Delgada foram registados 18 casos (4 em Rosto do Cão no Livramento, 3 em Rosto do Cão em São Roque, 3 na Fajã de Baixo, 2 nos Arrifes, 2 em São Sebastião, 1 em São Pedro, 1 na Covoada, 1 em São Vicente Ferreira e 1 nas Capelas).

Na Ribeira Grande foram diagnosticados 15 novos casos (8 em Rabo de Peixe, 3 nos Fenais da Ajuda, 2 na Conceição e 2 na Matriz).

Na Lagoa há 3 novos casos (Nossa Senhora do Rosário).

Em Vila Franca do Campo existem 2 novos casos (Ribeira Seca e Ponta Garça).

Dos 38 casos, 1 é referente a viajante, 1 não residente com resultado positivo à chegada e os restantes decorrem de transmissão comunitária.

Ainda em São Miguel os responsáveis da Saúde no arquipélago, informaram que no decurso da investigação epidemiológica, foi verificado que um caso inicialmente alocado na freguesia de Ponta Garça, concelho de Vila Franca do Campo e outro na freguesia da Fajã de Baixo, concelho de Ponta Delgada, se encontram a residir na freguesia do Cabouco, concelho da Lagoa.

Na Terceira, dos 8 casos, 2 são referentes a viajantes, um não residente com resultado positivo à chegada e um residente, com resultado positivo ao 6º dia, os outros 6 foram diagnosticados, em contexto de transmissão comunitária.

No concelho da Praia da Vitória foram diagnosticados 6 casos (3 em Santa Cruz, 2 na Vila Nova e 1 na Fonte do Bastardo).

No concelho de Angra do Heroísmo foram diagnosticados dois casos (São Mateus e Cinco Ribeiras).

No Faial foram registados 6 casos (3 na Matriz, 2 na Conceição e 1 em Angústias) sendo 1 referente a viajante, residente, com resultado positivo ao 6º dia e os restantes cinco, decorrem de cadeias de transmissão local.

No Pico existem 2 novos casos, sendo referentes a viajantes, um não residente com resultado positivo ao 6º dia, na vila e concelho da Madalena, e o outro gera o aparecimento de uma cadeia de transmissão local primária no concelho das Lajes, resultante de viajante que obteve resultado positivo ao 6º dia.

Em São Jorge há também um novo caso, que iniciou um cadeia de transmissão local primária, na freguesia de Santo Amaro, concelho das Velas, resultante de um viajante inter ilhas que obteve resultado positivo à chegada.

No mesmo período recuperaram 47 pessoas nos Açores.

Em São Miguel recuperaram 30 pessoas, sendo 14 em Ponta Delgada, 7 na Ribeira Grande, 7 na Lagoa e 2 em Vila Franca do Campo.

A Autoridade de Saúde Informou, ainda que um caso positivo identificado na freguesia do Faial da Terra, concelho da Povoação, apresentou documentação comprovativa de uma anterior infeção e respetiva cura, deixando por este motivo de contar como caso ativo na região

Na Terceira recuperaram 13 pessoas, sendo 7 no concelho da Praia da Vitória e 6 no de Angra do Heroísmo.

Ainda na Terceira um caso positivo, anteriormente identificado na freguesia de São Pedro, em Angra do Heroísmo, veio a revelar-se como falso positivo, deixando por este motivo de constar nos casos ativos.

Em São Jorge, no concelho das Velas recuperaram 4 pessoas.

8 Pessoas estão internadas nos hospitais da região, sendo 4 em São Miguel (1 em cuidados intensivos), 3 na Terceira (1 em cuidados intensivos) e 1 no Faial.

Em vigilância ativa estão 1.622 pessoas.

O arquipélago conta com 541 casos positivos ativos:

São Miguel tem 410: 160 em Ponta Delgada, 157 na Ribeira Grande, 64 na Lagoa, 27 em Vila Franca do Campo e 2 no Nordeste.

A Terceira tem 91 casos: 49 no concelho de Angra do Heroísmo e 42 no da Praia da Vitória.

Santa Maria tem 13.

O Faial tem 10.

São Jorge tem 8: 7 no concelho das Velas e 1 no da Calheta.

O Pico tem 8: 5 no concelho da Madalena e 3 no das Lajes.

As Flores têm 1, no concelho das Lajes.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 7.915 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 7.181 pessoas, 89 saíram do arquipélago e 66 apresentaram prova de anterior infecção e respectiva cura.

Nos Açores faleceram 38 pessoas com Covid 19.

Notícias Relacionadas Horizonte