Covid 19, Santa Maria sem casos ativos e Terceira sem transmissão comunitária.
2021-08-26 13:00:00 | RHA

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 14 novos casos positivos de Covid-19, 12 em São Miguel, 1 na Terceira e 1 no Pico, decorrentes de 785 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.

Em São Miguel, dois dos casos são referentes a viajantes, não residentes, com rastreio por sintomatologia, e os restantes foram diagnosticados em contexto de transmissão comunitária.

Por concelhos; Ponta Delgada regista 7 novos casos (5 em São Pedro, 1 na Fajã de Baixo e 1 no Remédios), na Ribeira Grande foram diagnosticados 2 novos casos (Rabo de Peixe), em Vila Franca do Campo existem também 2 casos (Água de Alto) e na Lagoa há um novo caso (Santa Cruz).

Na Terceira, onde foi extinta a transmissão comunitária, há um novo caso, no concelho de Angra do Heroísmo (Santa Luzia), que cria uma nova cadeia de transmissão local primária.

No Pico (São Roque) é criada uma nova cadeia de transmissão local, com origem num cidadão, não residente, que após investigação epidemiológica, verificou-se ser a origem de contágio do caso reportado no comunicado de quarta-feira que estava na altura por aferir.

Nos Açores foram registadas 93 recuperações, sendo 82 em São Miguel (35 no concelho de Ponta Delgada, 27 no da Ribeira Grande, 16 no da Lagoa, 3 no de Vila Franca do Campo e 1 na Povoação).

A Autoridade de Saúde informou ainda que se verificou 2 saídas da RAA de casos positivos, não residentes, que se encontravam na freguesia de Santa Clara, concelho de Ponta Delgada e na freguesia de Cabouco, no concelho da Lagoa, deixando assim de contar como casos positivos na região.

A mesma entidade adiantou que foi identificado, após as devidas diligências de verificação, um falso positivo em São Miguel, na freguesia de São Sebastião, concelho de Ponta Delgada, deixando por este motivo de constar nos casos ativos da região.

Santa Maria deixa de ter casos ativos com a recuperação dos cinco casos existentes na ilha (Santo Espírito).

No Faial recuperaram quatro pessoas (Matriz) e na Graciosa, duas (Santa Cruz).

Estão internados 11 doentes nos Açores, todos no Hospital de São Miguel (3 em cuidados intensivos).

Em vigilância ativa estão 544 pessoas.   

No arquipélago estão ativas 10 cadeias de transmissão local, sendo 5 na Terceira, 2 na Graciosa, 1 no Pico, e 1 partilhada entre Faial e São Jorge.

Os Açores registam presentemente 267 casos positivos ativos, sendo 229 em São Miguel, 16 na Terceira, 11 na Graciosa, 6 no Faial, 3 em São Jorge e 2 no Pico.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.616 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 8.142 pessoas, 94 saíram do arquipélago e 72 apresentaram prova de anterior infecção e respectiva cura.

Nos Açores faleceram 41 pessoas com Covid 19.

Notícias Relacionadas Horizonte