Covid 19, 17 novos casos e 6 recuperações nos Açores.
2021-09-24 10:47:08 | RHA

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 17 novos casos positivos de Covid-19 nos Açores, 15 em São Miguel e 2 na Terceira, resultantes de 1.393 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.

Em São Miguel todos os casos foram diagnosticados em contexto de transmissão comunitária.

Por concelhos, Ponta Delgada tem 9 novos casos (6 nos Arrifes, 2 em Rosto do Cão no Livramento e 1 em Santa Clara), na Lagoa foram diagnosticados 5 novos casos (4 em Santa Cruz e 1 no Cabouco), e na Ribeira Grande há 1 novo caso (São Brás).

Na Terceira os dois novos casos foram diagnosticados no concelho de Angra do Heroísmo (Santa Luzia), sendo que um, a origem está por aferir e o outro gera uma cadeia de transmissão local primária, resultante de viagem proveniente do exterior da região.

Recuperaram 6 pessoas nos Açores, 5 em São Miguel e 1 no Pico.

Em São Miguel as recuperações ocorreram nos seguintes concelhos: 3 em Ponta Delgada (2 nos Ginetes e 1 na Relva) 1 na Lagoa (Cabouco), e 1 na Ribeira Grande (Maia).

No Pico, houve uma recuperação no concelho e Vila da Madalena.

A Autoridade de Saúde informou ainda que um doente que estava internado no Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira foi transferido para o Hospital São João no Porto, por necessidade de terapêutica diferenciada.

A mesma entidade adiantou ainda que um caso reportado no comunicado de quinta-feira, no concelho da Ribeira Grande, apresentou documentação comprovativa de anterior infeção e respetiva cura, ambos os casos deixaram de contar como casos ativos na região.

Nos hospitais da região, estão 6 pessoas internadas, 4 no Hospital do Divino Espírito Santo em São Miguel (um em cuidados intensivos), 1 no Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira (em cuidados intensivos) e 1 no Hospital da Horta (em cuidados intensivos).

Estão ativas 10 cadeias de transmissão nos Açores, sendo 7 na Terceira, 1 no Faial, 1 no Pico e 1 partilhada entre o Faial e o Pico.

Em vigilância ativa, estão 235 pessoas em todo o arquipélago.

Os Açores registam presentemente 123 casos positivos ativos, sendo 83 em São Miguel, 18 na Terceira, 18 no Faial e 4 no Pico.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.933 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 8.592 pessoas, 95 saíram do arquipélago e 81 apresentaram prova de anterior infecção e respectiva cura.

Nos Açores faleceram 42 pessoas com Covid 19.

Notícias Relacionadas Horizonte