Governo dos Açores abre concurso para seis médicos de família na ilha Terceira
2021-11-12 10:31:04 | LUSA

O Governo dos Açores anunciou a abertura de concurso para seis médicos de medicina geral e familiar para a Unidade de Saúde da Ilha Terceira, onde há cerca de 15 mil pessoas sem médico de família.

“Só no concelho de Angra do Heroísmo, por diferentes razões, há cerca de 15 mil pessoas sem acesso a médico de família, havendo diversas localidades com maiores dificuldades. Estamos, por isso, em pouco tempo, a tentar ultrapassar este enorme problema que nos foi deixado e tem causado intensas dificuldades às pessoas”, adiantou o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, citado em comunicado de imprensa.

Foi,quinta-feira, publicado em Diário da República o procedimento de contratação de seis médicos de medicina geral e familiar para a Unidade de Saúde da Ilha Terceira.

Segundo o executivo açoriano, para além deste processo de contratação, estão em curso procedimentos para a contratação de 16 médicos da mesma especialidade para a Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel.

Clélio Meneses considerou que a abertura destes concursos é “mais um passo” para reforçar o Serviço Regional de Saúde e promover “uma aposta determinada e eficaz ao nível dos cuidados primários, de proximidade e prevenção”.

“O esforço deste governo no sentido de fixar profissionais de saúde na região consubstancia-se, do mesmo modo, com o reforço dos incentivos já aprovados no último Conselho do Governo ao nível de apoios familiares, de transporte ou de habitação, que visam estimular a estabilidade dos quadros médicos e, desse modo, assegurar melhores cuidados de saúde aos açorianos”, salientou.

Recentemente, numa audição na Assembleia Legislativa dos Açores sobre as propostas de Plano e Orçamento da Região para 2022, o secretário regional da Saúde revelou que, desde que o atual executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM)tomou posse, em novembro de 2020, foram contratados “622 profissionais de saúde”, incluindo “84 médicos”.


Notícias Relacionadas Horizonte