Escolas dos Açores subiram média dos exames nacionais.
2022-07-20 10:18:05 | Lusa

As escolas dos Açores registaram uma subida na média dos exames nacionais, em comparação com o ano de 2021, aproximando-se da média nacional, revelou hoje o Governo Regional.

“Embora ainda estejamos abaixo da média do país, a verdade é que nos aproximámos, nesta primeira fase, dos exames nacionais”, realça a secretária regional da Educação e dos Assuntos Culturais citada numa nota publicada no site do Governo açoriano.

Na nota, Sofia Ribeiro destaca o facto de os Açores apresentarem “uma subida de três décimas”, em comparação com os resultados do ano passado, numa altura em que se verifica uma “tendência de estagnação” no resto do país.

Segundo a governante, os resultados dos exames nacionais agora divulgados, em disciplinas como Matemática e Física e Química, por exemplo, demonstram que a região “subiu em mais disciplinas do que aquelas em que desceu”, ao contrário do que aconteceu no território nacional.

“Na disciplina de Matemática, apesar de no todo nacional também se registar uma subida, a subida da região é mais acentuada”, realça Sofia Ribeiro, adiantando que os Açores subiram 1.6 valores, ou seja, três décimas acima da subida do país.

Recorde-se que, de 2016 a 2019, nos Açores, a disciplina de Matemática registava sempre média negativa na primeira fase dos exames e só em 2020 se verificaram resultados acima de 10 valores na média dos exames de Matemática da região.

“Quanto à disciplina de Física e Química, a região regista uma subida de dois valores neste ano letivo, em comparação com os resultados de 2020”, lembra ainda a secretária regional da Educação, realçando que a média, nesta disciplina, passou de negativa (9,5 valores), para positiva (11,5).

Segundo a governante, também nas disciplinas de Desenho, Geografia, História B, História e Cultura das Artes, Literatura Portuguesa e Espanhol, as escolas da região “registam médias superiores às do continente”.

Os “resultados mais desanimadores” nesta primeira fase dos exames nacionais, no que aos Açores diz respeito, verificam-se nas disciplinas de Português, Biologia e Geologia, a exemplo do que aconteceu também, a nível nacional, lê-se na nota.

Apesar de mostrar “satisfação” quanto aos resultados registados nos Açores, a titular da pasta da Educação entende que estes dados devem ser vistos com “alguma contenção”, uma vez que “o trabalho de todo o ano escolar não consegue ser aferido única e exclusivamente com base em resultados de exames nacionais”.

Nesta primeira fase de exames nacionais, que decorrerem entre 17 de junho e 06 de julho, estiveram inscritos 4.612 alunos da região, tendo as escolas registado cerca de 20% de faltas.

A segunda fase decorre entre 21 e 27 de julho e as pautas de classificação serão afixadas nas escolas em 05 de agosto.

(Foto jornal Publico)

Notícias Relacionadas Horizonte