Jogo pedagógico «Conhecer a Lagoa»
2022-11-25 09:01:00 | RHA

A Câmara Municipal de Lagoa concebeu um jogo pedagógico intitulado «Conhecer a Lagoa», com o intuito de promover, de forma lúdica, um maior conhecimento acerca do concelho de Lagoa, no que diz respeito à sua história, educação, cultura e património material e imaterial.

Este jogo de tabuleiro, destina-se a pessoas dos 9 aos 99 anos, podendo ser jogado individualmente (até 5 jogadores) ou em equipa (até 5 equipas) e é constituído por 45 cartões, com questão-resposta, cinco peões, um dado e cinco puzzles. Para vencer o jogo, o jogador ou a equipa terá de conquistar o concelho de Lagoa, completando o puzzle, com as seis peças de cada cor, que correspondem às cores das casas de jogo e respetivas perguntas, e voltar à casa de partida.

De referir que, os cinco peões de jogo foram elaborados pelo bonecreiro residente do convento de Santo António, João Arruda, e correspondem a bonecos representativos da arte bonecreira, nomeadamente o franciscano; a camponesa; o homem do chapéu de três bicos; a mulher do capote e capelo e o cagão, sendo a esta última figura idiossincrática da arte bonecreira da Lagoa. Estes peões foram concebidos, em parceria com o Expolab - Centro de Ciência Viva, para reduzir as figuras originais para o tamanho de peões de jogo, através da impressão 3D.

O jogo pedagógico «Conhecer a Lagoa» será distribuído a todas as Escolas e Centros de Atividades de Tempos Livres do concelho, no âmbito das Comemorações dos 500 anos de elevação de Lagoa a vila e a sede de concelho e dos 10 anos de cidade, integrando, ainda, o programa comemorativo do Dia Internacional da Cidade Educadora.


Notícias Relacionadas Horizonte