Ponta Delgada vai apoiar com 1 ME Universidade dos Açores
2023-01-26 12:15:13 | Lusa

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai atribuir um milhão de euros à Universidade dos Açores para apoiar a construção de uma nova residência universitária na cidade, com capacidade para 120 camas, anunciou a autarquia.

Num comunicado enviado às redações, o município explica que o executivo camarário vai propor a concessão deste apoio financeiro em reunião ordinária da Câmara Municipal e que "espera ver a proposta debatida e aprovada o quanto antes na Assembleia Municipal".

O presidente da autarquia, Pedro Nascimento Cabral (PSD), citado no mesmo comunicado, realça a importância e urgência de avançar com este projeto, que vai contribuir para o desenvolvimento de uma verdadeira cidade universitária que tem a obrigação de acolher os seus estudantes com todo o apoio que necessitam.

“Este apoio de um milhão de euros à Universidade dos Açores é bem demonstrativo da importância que a Câmara Municipal confere a esta instituição no desenvolvimento social, económico e cultural de Ponta Delgada, projetando a nossa cidade e concelho para ambientes de excelência onde impera a análise objetiva das teses apresentadas, a matriz do rigor científico e o avanço seguro em direção ao conhecimento”, sublinha Pedro Nascimento Cabral.

O autarca defende igualmente o envolvimento do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) neste projeto universitário, salientando que a academia açoriana "recebe todos os anos muitos alunos das diversas ilhas dos Açores".

A autarquia de São Miguel refere que a disponibilidade da Câmara de Ponta Delgada para "entregar um milhão de euros à Universidade dos Açores apenas é possível devido à correta gestão das contas públicas do município, norteada pelo rigor e eficiência, que permite efetuar uma aposta no investimento público sustentável em todas as 24 freguesias e diminuir a carga fiscal para as famílias e empresas do concelho".

Notícias Relacionadas Horizonte