PS/Açores defende promoção do Porto das Pipas para cruzeiros temáticos
2023-04-04 11:18:56 | Lusa

O PS/Açores alertou para a necessidade de promoção do Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, que está em obras até ao final do ano, enquanto ponto de paragem de navios de cruzeiros temáticos.

“É importante que agora se deem os passos seguintes, que passam pela promoção desta infraestrutura para cruzeiros temáticos, que foi o objetivo inicial da ampliação do cais”, disse, em declarações aos jornalistas, a vice-presidente da bancada parlamentar do PS na Assembleia Legislativa dos Açores Andreia Cardoso.

Os deputados socialistas eleitos pela ilha Terceira visitaram, segunda-feira, as obras no Porto das Pipas, lançadas pelo anterior executivo (PS), em julho de 2020, que deveriam estar concluídas em julho de 2022, mas foram alvo de duas prorrogações.

Segundo Andreia Cardoso, é importante que o atual executivo (PSD/CDS-PP/PPM) dê início ao trabalho de promoção do Porto das Pipas junto do mercado de cruzeiros temáticos, “sob pena de a infraestrutura ficar condicionada para aquilo que já servia antes”, no transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas do grupo central.

“O planeamento do setor de cruzeiros é feito com muita antecedência. É fundamental que haja uma data de conclusão desta empreitada, que a infraestrutura esteja em pleno funcionamento, mas durante esse percurso é fundamental que se coloque a infraestrutura no mercado dos cruzeiros”, afirmou.

A deputada disse que esse trabalho “ainda não foi feito” e que o PS já questionou a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, mas não obteve resposta.

Lançada em julho de 2020, pelo então presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro (PS), a obra de requalificação do Porto das Pipas, que previa o aumento do cais e o prolongamento do manto de proteção ao muro de cortina existente, com um orçamento de cerca de 14 milhões de euros, tinha um prazo de execução de 24 meses.

Esse prazo foi prorrogado por duas vezes, devido a alterações no projeto e a trabalhos de arqueologia, estimando-se agora que esteja concluída até “meados do mês de dezembro”.

Andreia Cardoso reconheceu que os atrasos são “penalizadores para a economia local”, mas disse que a obra já retomou a “normalidade”.

“Todos conhecemos as condicionantes das empreitadas neste tipo de ambientes. O que é desejável é que não voltem a acontecer mais prorrogações e que [a obra] de facto termine em dezembro, que é o prazo que está previsto, mesmo assim já com um atraso muito considerável”, vincou.

Em 2008, o executivo açoriano, então liderado por Carlos César (PS), prometeu a construção de um cais de cruzeiros em Angra do Heroísmo, que chegou a estar orçado em cerca de 60 milhões de euros.

Em fevereiro de 2014, o então secretário regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga (PS), anunciou que o Governo Regional tinha desistido de construir um cais de cruzeiros em Angra do Heroísmo, substituindo-o pela construção de uma rampa ‘ro-ro' (roll-on/roll-off).

Segundo Andreia Cardoso, a solução encontrada pelo anterior executivo do PS é a que melhor concilia “a história da baía”, que tem um parque arqueológico subaquático, e o “futuro da ilha”.

“Foi colocada a hipótese da criação de um cais de cruzeiros, que entretanto foi reequacionada e a decisão foi esta, de criar um espaço destinado a cais de cruzeiros temáticos, que, em termos de infraestrutura e atendendo às condicionantes desta baía, não fosse penalizador para a história da baía, mas que permitisse outra dinâmica nesta infraestrutura”, apontou.

A avaliação do património subaquático “está a decorrer”, em paralelo com a empreitada, mas os deputados do PS saíram da visita com a garantia de que “esse aspeto está devidamente salvaguardado”.


Notícias Relacionadas Horizonte