PS critica desinvestimento do Governo dos Açores no turismo da ilha Terceira
2023-07-18 11:46:09 | LUSA
O PS alertou para os “resultados negativos” do turismo na Terceira, criticando a “falta de estratégia e o desinvestimento” do Governo dos Açores e reivindicando políticas “urgentes para inverter” a situação.
“O Governo do PSD/CDS-PP/PPM, com o apoio do Chega e IL, está a desinvestir no turismo na ilha Terceira. Este Governo dos Açores prometeu valorizar a Terceira. Prometeu fazer mais e melhor, mas faz menos e pior, e, em vez de confiança, gera desilusão”, critica a estrutura do PS da ilha Terceira numa nota de imprensa.
Os socialistas afirmam que, em fevereiro, foi registada uma “redução de 22,5% em relação às dormidas na pré-pandemia” na ilha Terceira, enquanto em março aconteceu uma “quebra de 18% em relação a 2022”.
O PS alerta ainda para a quebra de 15% das dormidas em abril (em comparação com o período homólogo do ano passado) na segunda ilha mais populosa do arquipélago.
“Agora que são públicos os números do turismo relativos a maio de 2023, confirma-se a tendência de redução do turismo na ilha Terceira. Houve uma redução de cerca de 10%, menos 3.957 dormidas do que o ano passado”, afirma o partido.
Nos primeiros cinco meses de 2023, foram registadas “menos 12.635 dormidas face ao ano passado” na Terceira, frisam os socialistas, alertando que a “falta de estratégia e o desinvestimento do Governo dos Açores na ilha Terceira continuam a ter resultados negativos no setor do turismo”.
Os socialistas criticam ainda o “desnorte” do executivo açoriano, liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, considerando “urgente inverter esta realidade, que cria dificuldades acrescidas às famílias e empresas terceirenses”.
“Este Governo tem desinvestido na ilha Terceira, em especial na época baixa do turismo, sendo provas de tal facto as quedas de dormidas que o PS/Terceira tem vindo a denunciar ou a opção de investir em eventos para outras ilhas na época baixa”, lê-se no comunicado da estrutura de ilha do PS.
Os Açores ultrapassaram um milhão de dormidas em alojamentos turísticos nos primeiros cinco meses do ano, registando uma subida de 20,5% face ao período homólogo, segundo dados divulgados na sexta-feira pelo Serviço Regional de Estatística (SREA).
Apenas seis das nove ilhas dos Açores aumentaram o número de dormidas, em maio, na hotelaria: Graciosa (77,4%), Santa Maria (20,4%), Pico (15,3%), São Jorge (15,1%), Corvo (12,9%) e São Miguel (7,4%).
A Terceira registou uma quebra de 8,1%, as Flores de 5% e o Faial de 4,1%.
Com 139,7 mil dormidas, São Miguel, a maior ilha do arquipélago, concentrou 70,1% do total das dormidas, na hotelaria, seguindo-se Terceira, com 28,1 mil dormidas (14,1%), Faial, com 12,7 mil (6,4%), e Pico, com 8,8 mil (4,4%).