Câmara da Praia da Vitória instala DAE´s nos edifícios municipais
2024-01-29 11:03:02 | Rádio Horizonte Açores

O Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória instalou Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) nos edifícios municipais para reforçar as condições de segurança e apoio à população. Foram instalados equipamentos no Auditório do Ramo Grande, nos serviços com atendimento e front-office na Rua do Cruzeiro e na Praça Francisco Ornelas da Câmara, assim como no edifício municipal junto à Prainha e nas oficinas municipais no Cabo da Praia.

Segundo o vice-presidente da Autarquia, com o pelouro da Proteção Civil, os equipamentos, mesmo instalados em espaços municipais, podem acorrer a situações nas suas imediações.

“Estes equipamentos, pela sua portabilidade, permitem socorrer situações em redor do espaço físico municipal. Por exemplo, na zona da marina e Prainha, há um DAE no edifício da Proteção Civil; no caso da Rua de Jesus e Praça, há um DAE no edifício da Presidência. Além disso, sublinho a instalação de um destes equipamentos no Auditório do Ramo Grande, no qual, em conjugação com a Academia de Juventude, se reúnem muitas pessoas em diversas ocasiões. Temos à porta o Carnaval e, com este equipamento, reforçamos a nossa resposta em termos de segurança”, explica o responsável municipal.

Ricky Baptista indica ainda que, além da instalação, foram formados 24 funcionários municipais, nos vários edifícios, para que possam estar certificados para a utilização destes equipamentos.

Os DAE são equipamentos essenciais em casos de paragem cardiorrespiratória.

Segundo o Serviço Nacional de Saúde, “a experiência internacional demonstra que em ambiente extra-hospitalar, a utilização de DAE por pessoal não médico aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência das vítimas”.


Notícias Relacionadas Horizonte