Vasco Cordeiro aguarda “com muita esperança” visita do papa aos Açores em 2017
2016-04-20 14:13:20 | Lusa
O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, disse aguardar “com muita esperança” a visita do papa ao arquipélago em 2017, quando é previsível que Francisco se desloque a Fátima por ocasião do centenário das aparições.
“Aguardamos agora com muita esperança que seja possível a concretização desta visita por parte do santo padre”, afirmou Vasco Cordeiro, após uma audiência com Francisco em Roma, convicto de que “tal seria motivo de grande satisfação, de grande alegria para o povo dos Açores”.
Citado numa nota de imprensa do executivo regional, o governante considerou o encontro com o papa, durante a sessão de cumprimentos entre Francisco e convidados, após a audiência pública semanal, como um “momento que, do ponto de vista pessoal, é bastante marcante e significativo”.
“Em representação da Região Autónoma dos Açores e do povo açoriano, tive a oportunidade de saudar o papa e, para além de ter deixado um convite formal por escrito, de o ter convidado verbalmente para visitar as ilhas dos Açores, dando nota do quão importante isso seria para a esmagadora maioria do povo açoriano e para a região”, adianta a nota.
Na audiência, Vasco Cordeiro ofereceu ao papa uma Coroa do Espírito Santo, “um dos símbolos maiores da religiosidade do povo açoriano” e sobre a qual “se unem as nove ilhas e a diáspora”.
Nesta deslocação ao Vaticano, o presidente do Governo dos Açores encontrou-se ainda com o embaixador de Portugal junto da Santa Sé, António de Almeida Ribeiro, e com José Bettencourt, açoriano que desempenha as funções de chefe de Protocolo da Secretaria de Estado do Vaticano.
João Paulo II foi o único papa a visitar o arquipélago dos Açores, em 1991, por ocasião da sua segunda deslocação a Portugal, tendo estado nas ilhas de São Miguel e da Terceira.