SATA Holding não encontra inconveniente que consórcio discuta projeto estratégico com trabalhadores
2025-10-28 09:29:36 | Lusa

O conselho de administração da SATA Holding disse que “não encontra qualquer inconveniente” para o consórcio Newtour/MS Aviation, interessado na compra da Azores Airlines, discutir com os trabalhadores o projeto estratégico que tem para a empresa.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o conselho de administração da SATA Holding “reafirma o que referiu a 14 de abril de 2025, de que não encontra qualquer inconveniente na realização de tais contactos”.

O consórcio Newtour/MS Aviation revelou em comunicado que a SATA Holding não autoriza que discuta com os trabalhadores o projeto estratégico para a empresa de aviação açoriana, considerando “inaceitável a postura bloqueadora” do conselho de administração da empresa que “tem erguido sucessivos condicionalismos ao diálogo e, consequentemente, impedido os trabalhadores de conhecerem a verdadeira situação da empresa”.

O consórcio adiantou que pediu autorização formal para dialogar com os trabalhadores, sindicatos e seus representantes, mas não viu o pedido autorizado.

Segunda-feira, a SATA Holding garantiu que “quer continuar a ser parte da solução para o sucesso, não só da privatização em curso, bem como de todo o grupo SATA no futuro”.

“No dia 14 de abril de 2025, houve um pedido de autorização para que o agrupamento Newtour/MS Aviation pudesse reunir com os representantes dos trabalhadores e sindicatos da Azores Airlines”, explicou.

Acrescentou que, a esse pedido, o conselho de administração respondeu que “a realização de reuniões entre o agrupamento concorrente e as entidades referidas […] ou outras, não depende de autorização ou da não oposição da entidade pública alienante, a qual, em todo o caso, não vê inconveniente na realização das mesmas”.

“Se, no entanto, subsistem dúvidas interpretativas, o conselho de administração da SATA Holding é totalmente a favor da transparência e do diálogo com todas as partes, que, afinal, são a solução para resolver dificuldades e promoverem entendimentos de futuro, que sejam adequados à sustentabilidade de todas as partes”, referiu.

A empresa recorda que o consórcio já reuniu com os sindicatos e representantes dos trabalhadores da companhia e as reuniões “ocorreram sem problemas e foram úteis”.

A única reserva limita-se "à informação confidencial da empresa Azores Airlines e não do projeto estratégico do agrupamento”, disse.

“Esta informação confidencial, pela sua natureza comercial ou de proteção de dados pessoais poderá ainda ser fornecida ao agrupamento a seu pedido, que bem sabemos saberá respeitar aqueles interesses comerciais e pessoais, eventualmente em causa”, referiu.

A administração da SATA Holding reafirma que “nunca se opôs, nem se opõe, a que o agrupamento Newtour/MS Aviation apresente, bem como discuta, com os trabalhadores e seus representantes, os termos relativos às condições e custos com pessoal”.

“O conselho de administração da SATA Holding valoriza o diálogo e os entendimentos que têm vindo a público entre sindicatos, trabalhadores e o agrupamento”, concluiu.

A privatização da Azores Airlines (empresa do grupo SATA que opera do arquipélago dos Açores para o exterior) está a ser negociada com o consórcio Newtour/MS Aviation.

O Governo Regional revelou na quarta-feira que o presidente do júri do concurso da privatização da companhia Azores Airlines adiou para 10 de novembro o prazo para o consórcio apresentar uma “proposta firme”.

Segundo estipulado no caderno de encargos, o consórcio vai ter de apresentar uma “proposta melhorada”, sendo que, além da apresentação da proposta até 10 de novembro, o júri estabeleceu a data limite de 24 de novembro para a submissão de documentação burocrática.

Em junho de 2022, a Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal portuguesa para apoio à reestruturação da companhia aérea de 453,25 milhões de euros em empréstimos e garantias estatais, prevendo medidas como uma reorganização da estrutura e o desinvestimento de uma participação de controlo (51%).

Notícias Relacionadas Horizonte