Autoridade Maritima nos Açores alerta para previsões de ondulação forte
2016-10-20 15:57:12 | Lusa
A Autoridade Marítima recomendou hoje à população o reforço das amarrações e a vigilância das embarcações devido a um agravamento do tempo previsto para o fim de semana, com ondas que poderão atingir os nove metros.
Um comunicado do chefe interino do departamento marítimo dos Açores, José Cruz Martins, recomenda "o reforço das amarrações e vigilância das embarcações, sobretudo nas zonas viradas a norte e, por isso, mais expostas à forte ondulação que se prevê".
“À população em geral recomenda-se que evitem os passeios junto à linha de água, em particular os molhes, piscinas naturais e zonas balneares expostas”, acrescenta o comunicado.
Devido a este agravamento, que "se fará notar pela ocorrência de vento forte e ondulação do quadrante norte que pode atingir os nove metros de altura", a Autoridade Marítima salienta que, "apesar de os meios de socorro marítimos estarem de prevenção, é fundamental da parte de todos uma atitude prudente, não incorrendo em situações de risco que podem vir a ter consequências graves".
A meteorologista Elsa Vieira, da delegação nos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), confirmou à Lusa que, "devido a uma corrente do quadrante norte, as previsões apontam para um aumento da intensidade do vento e agitação marítima, com ondas que poderão chegar aos nove metros", principalmente no domingo, "nas ilhas do grupo oriental" (São Miguel e Santa Maria).