Novo Governo dos Açores toma hoje posse no parlamento regional
2016-11-04 07:33:34 | Lusa

O novo Governo dos Açores, liderado pelo socialista Vasco Cordeiro, toma hoje posse no parlamento regional, na Horta, ilha do Faial, numa sessão agendada para as 15 horas.

Depois da tomada de posse, discursam a presidente da Assembleia Legislativa, Ana Luís, e o presidente do Governo Regional, seguindo-se uma sessão de apresentação de cumprimentos nos Passos Perdidos do parlamento.

Nesse momento, as entidades convidadas cumprimentam a presidente do parlamento, o representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Pedro Catarino, e o presidente do Governo Regional e restantes membros do executivo.

Após a revisão constitucional de 2004, o Governo Regional deixou de tomar posse perante o representante da República, passando a fazê-lo perante o parlamento regional.

O executivo açoriano vai ter seis caras novas e soma uma nova secretaria regional, num governo em que transitam do anterior o presidente, o vice-presidente, Sérgio Ávila, e três secretários.

Sérgio Ávila (pastas do Emprego e Competitividade Empresarial) mantém-se num cargo que já exerceu nos três anteriores executivos regionais, a vice-presidência, na Secretaria Regional da Solidariedade Social continua Andreia Cardoso e na Secretaria Regional da Educação e Cultura Avelino Meneses.

Já Vítor Fraga, que tinha as pastas do Turismo e Transportes, que incluía as Obras Públicas e a Energia, passa a tutelar Transportes e Obras Públicas.

O Turismo, a Energia e o Ambiente – a nova secretaria - ficam nas mãos de Marta Guerreiro e Gui Menezes assume a Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia.

Rui Luís tem a tutela da Saúde e João Ponte a Agricultura e Florestas.

O elenco do XII Governo Regional dos Açores fica completo com Berto Messias, que vai assumir as funções de secretário regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, e Rui Bettencourt, secretário regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas.

O PS venceu as eleições regionais de 16 de outubro, conquistando a quinta maioria absoluta consecutiva para o partido, a segunda sob liderança de Vasco Cordeiro.

Notícias Relacionadas Horizonte