Capitanias nos Açores alertam para agravamento do estado do mar a partir de domingo
2017-04-07 18:12:12 | Lusa
As capitanias dos portos de Santa Cruz das Flores, Horta, Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, alertaram hoje para o agravamento do estado do mar a partir de domingo, prevendo ondas de seis metros.
Em comunicado, o Capitão do Porto de Santa Cruz das Flores e da Horta, Rafael da Silva, refere que nas ilhas do grupo ocidental [Flores e Corvo], a agitação marítima, “inicialmente de norte e depois rodando para nordeste, pode ter valores de seis metros de altura, esperando-se que o período mais gravoso ocorra durante a manhã de 10 de abril”.
“Nas ilhas do triângulo [São Jorge, Faial e Pico] a agitação marítima será essencialmente de norte, podendo atingir valores de seis metros de altura, na noite de domingo para segunda-feira, diminuindo paulatinamente ao longo do dia 10, oferecendo ainda assim especial atenção”, acrescenta Rafael da Silva.
Já na quinta-feira, o Capitão do Porto de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, João Mendes Cabeças informou que se prevê "vento forte, superior a 30 nós, inicialmente de noroeste, rondando para nordeste, acompanhado de um incremento da agitação marítima, de norte”.
A autoridade marítima recomenda a adopção de medidas de precaução, como o reforço da amarração das embarcações.
Além disso, a população em geral deve evitar passeios junto à costa e a prática de atividades lúdicas em zonas expostas à agitação marítima.