Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas nomeado para prémios internacionais de arquitetura
2016-05-13 11:46:00 | GACS

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, localizado na Ribeira Grande, em S. Miguel, representa Portugal na lista finalista ao prémio internacional de arquitetura lançado pelo Royal Institute of British Architects, a que se candidataram projetos de mais de meia centena de países.

Nesta lista final, que inclui projetos desde Baku, no Azerbaijão, a Büyükçkmece, na Turquia, ou a Bien Hoa City, no Vietname, entre os quais escolas, museus, centros culturais e igrejas, estão representados projetos oriundos de mais de 20 países, entre os quais será escolhido “o mais significativo e inspiracional edifício do ano”.

Numa primeira fase, serão visitados os 30 projetos selecionados para uma escolha de 20, sendo apurados após esta seleção os seis finalistas, de entre os quais sairá o vencedor do concurso, que será anunciado em dezembro de 2016.

Há 50 anos que o Royal Institute of British Architects tem defendido e celebrado o melhor da arquitetura em todo o mundo, sendo que há três anos o faz através do Internacional Prize, para o qual o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas está nomeado este ano em representação de Portugal.

A par desta nomeação, o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas encontra-se também entre os 25 finalistas do 9.º Prémio Europeu de Espaço Público Urbano, uma iniciativa do Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona.

Para este prémio, foram avaliadas mais de 270 candidaturas, provenientes de 205 cidades de 33 países, com o objetivo de reconhecer e promover o caráter público dos espaços urbanos e sua capacidade de promover a coesão social.  

Neste galardão, Portugal está representado apenas com o projeto do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.

O júri deste prémio internacional tornará público, entre 25 finalistas, o vencedor e as menções honrosas numa cerimónia que terá lugar a 4 de julho de 2016.

 

 

GaCS/DRC

Notícias Relacionadas Horizonte