Marinha alerta para agravamento do estado do mar nos Açores
2017-10-19 17:52:54 | Lusa
O Comando da Zona Marítima e o Departamento Marítimo dos Açores alertaram hoje para a possibilidade do agravamento do estado do mar no arquipélago até sábado.
Segundo um comunicado, no grupo ocidental, ilhas das Flores e Corvo, a agitação marítima “pode ultrapassar os quatro metros de altura significativa” no final do dia de hoje, “sendo ainda possível que venha a aumentar para valores de altura significativa de cerca de seis metros” na sexta-feira.
“Nas ilhas do ‘Triângulo’ [Pico, Faial e São Jorge], é possível que a agitação marítima, também de noroeste, possa ultrapassar os quatro metros de altura significativa na madrugada” de sexta-feira, sendo que “a agitação marítima forte deverá ainda fazer-se sentir ao longo do dia” de sábado, acrescenta o comunicado.
À comunidade marítima é recomendada “a adoção de medidas de precaução, verificando e, se necessário, reforçando a amarração ou mesmo varando em lugar seguro as suas embarcações”.
“Aconselha-se a adoção e manutenção dum estado de vigilância na orla marítima e nos portos, em especial se diretamente expostos à agitação marítima”, adianta o comunicado que recomenda, também, à população que se abstenha “da prática de passeios junto à costa e da prática de atividades lúdicas” nestas zonas.
O Comando da Zona Marítima e o Departamento Marítimo dos Açores recomendam igualmente que “junto à orla costeira deverá manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.