Auditoria a Cuidados Continuados Integrados açorianos pronta no fim de setembro
2018-08-22 10:37:34 | Lusa

A auditoria externa às estruturas da Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados pedida pelo Governo dos Açores, que pretende avaliar a qualidade dos serviços, vai arrancar no final de agosto e estará pronta no fim de setembro.

O anúncio foi feito pelo Governo Regional num comunicado, onde se pode ler que a auditoria externa às estruturas que compõem a Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados (RRCCI) tem início previsto para o final de agosto e deverá estar concluída em 30 dias.

O contrato celebrado com a empresa Accenture Portugal tem um valor superior a 20 mil euros e pretende avaliar a qualidade dos serviços prestados pela RRCCI depois de terem surgido denúncias de maus-tratos e negligência nas Unidades de Cuidados Continuados Integrados das Santas Casas da Misericórdia de Ponta Delgada e de Angra do Heroísmo.

No âmbito do processo instaurado, o Secretário Regional da Saúde, Rui Luís, e a Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, reuniram-se ontem com o Procurador da República da Comarca dos Açores do Ministério Público.

O Governo Regional garantiu, entretanto, que irá disponibilizar ao Ministério Público os elementos necessários à investigação.

As diligências do executivo açoriano com vista à avaliação dos serviços de Cuidados Continuados Integrados no arquipélago incluem, além da auditoria à RRCCI, uma avaliação externa às taxas de mortalidade relatadas, que vai ser feita com o apoio da Ordem dos Médicos e a audição das famílias dos utentes internados nos serviços em causa.

Com estas iniciativas, o Governo Regional diz pretender adotar as medidas necessárias à melhoria dos serviços, nomeadamente na garantia da igualdade no acesso ao internamento ou na celeridade dos processos de admissão.

Notícias Relacionadas Horizonte