Conselho de Saúde dos Açores debate acesso a serviços e estratégia de combate ao álcool
2018-09-07 07:45:32 | Lusa

A estratégia de combate ao consumo de álcool e as políticas de melhoria do acesso aos cuidados de saúde serão alguns dos assuntos debatidos pelo Conselho Regional de Saúde dos Açores, que se reúne hoje em Angra do Heroísmo.

“Vamos abrir um debate sobre a questão da acessibilidade ao Serviço Regional de Saúde, a vários níveis, desde a análise da última legislação que se efetuou sobre as deslocações de profissionais de saúde entre as ilhas – porque essa é uma das questões centrais na acessibilidade –, a relação entre hospitais e centros de saúde, e o número de médicos existentes, por exemplo, de medicina geral e familiar”, adiantou, em declarações aos jornalistas, o secretário regional da Saúde, Rui Luís.

O governante revelou ainda que serão apresentados os resultados da primeira reunião do Fórum Regional do Álcool e da Saúde, a que aderiram 36 entidades, no âmbito do Plano de Ação para a Redução dos Problemas Ligados ao Álcool.

Segundo Rui Luís, o Conselho Regional de Saúde vai debater igualmente as medidas na área da saúde que estão incluídas na Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social dos Açores, tendo em conta que “foi publicado agora o plano bianual de 2018-2019”.

O governante defendeu que o Conselho Regional de Saúde, que se reúne pela terceira vez neste mandato (2016-2020), tem permitido que as decisões políticas sejam “enriquecidas” pelos contributos dos parceiros.

“Tendo em conta que é um órgão que estatutariamente tem de dar o seu contributo para as medidas que são implementadas, eu penso que tem sido muito positivo. Já é a terceira reunião que fazemos este mandato e é um sinal claro de abertura a todos os parceiros”, frisou.

Criado em 2010, o Conselho Regional de Saúde é presidido pelo secretário regional da Saúde e é composto por 26 membros, entre representantes das ordens profissionais, dos sindicatos, das associações de utentes e consumidores, da comunicação social, das Misericórdias e da Universidade dos Açores.


Notícias Relacionadas Horizonte