CDS/Açores diz que anúncio de acreditação de hospital na Terceira é "afronta aos doentes"
2018-11-08 11:42:55 | Lusa

O CDS-PP dos Açores considerou que o anúncio da acreditação "com pompa e circunstância" do Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira (HSEIT) representa uma "afronta aos doentes" da unidade.

"O grande objetivo da acreditação é o turismo de saúde, captando doentes de outros lados para serem operados. Porém, se não têm resposta para os nossos doentes, como querem responder aos de fora? Isto é um insulto por parte do conselho de administração àqueles que necessitam de uma consulta e de uma cirurgia, ou seja, um verdadeiro atentado ao sofrimento psicológico e físico dos nossos doentes", disse o líder dos centristas açorianos, Artur Lima.

Na semana passada, o secretário regional da Saúde, Rui Luís, defendeu que a acreditação do hospital da Terceira representa "um passo muito importante no posicionamento e na projeção" da unidade de saúde.

"Estou convicto de que esta opção irá potenciar o turismo de saúde, objetivo estratégico para o Sistema Regional de Saúde. E, quando refiro Sistema Regional de Saúde, é exatamente porque se dirige quer ao setor público, quer ao privado", sublinhou o governante.

Artur Lima foca as suas críticas na administração do hospital, apontando o que diz ser os "fogachos noticiosos" dos gestores, "dando uma falsa ideia de eficiência e proatividade", ao invés de cuidarem "devidamente dos utentes do Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira".

"O que devia interessar ao novo conselho de administração era adquirir equipamentos e meios de diagnóstico, uma vez que os atuais estão obsoletos. O que devia interessar ao novo conselho de administração era pôr todas as salas do bloco operatório a funcionar. O que devia interessar ao novo conselho de administração era reduzir o tempo de espera de acesso às consultas de especialidade. O que devia interessar ao novo conselho de administração era tomar medidas para reduzir as vergonhosas e humilhantes listas de espera cirúrgicas", enumera a nota de imprensa do CDS-PP dos Açores.

Em setembro, o Governo Regional dos Açores nomeou Luísa Melo Alves para presidente do conselho de administração do Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira.

Notícias Relacionadas Horizonte