Visita aos EUA significativa a nível institucional e afetuosa
2019-02-11 10:02:29 | Lusa
O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, encontra-se nos Estados Unidos, onde inaugura um instituto académico e visita comunidades açorianas na Califórnia, dividindo a visita entre "contactos institucionais" e "afetuosos".
"Prosseguimos neste momento um trabalho de dar consistência prática no domínio do relacionamento político, mas também no relacionamento económico e afetivo com este estado [Califórnia] que tem uma larguíssima comunidade dos Açores e de descendentes", vincou no domingo à noite o chefe do executivo açoriano.
Vasco Cordeiro falava aos jornalistas em Boston, numa escala entre Ponta Delgada e a Califórnia, onde arranca hoje uma visita oficial que dura até sexta-feira.
Esta será uma "oportunidade de desenvolver contactos institucionais", com o "desejo do fortalecimento da ligação entre os Açores e a Califórnia" como pano de fundo, garantindo Vasco Cordeiro que irá abordar os "Açores de hoje" aos descendentes e açorianos que residam nas localidades por onde passará a comitiva governamental e parlamentar.
Vasco Cordeiro preside na quarta-feira, e a convite do presidente da Universidade da Califórnia, à inauguração do instituto Portuguese Beyond Borders, que se destina a promover a cultura e a língua portuguesa, com um foco especial na diáspora açoriana.
Após a inauguração do instituto, que tem como diretor o professor universitário Diniz Borges, natural da ilha Terceira, o presidente do Governo Regional profere a aula inaugural, subordinada ao tema “Os Açores no Século XXI”, no âmbito do ‘Speakers Series’, iniciativa que inclui um conjunto de palestras por oradores convidados pelo instituto.
Hoje, na chegada à Califórnia, Vasco Cordeiro terá uma reunião com a vice-governadora desse Estado, Eleni Kounalakis, encontrando-se depois com líderes da comunidade açoriana de Sacramento.
Na terça-feira, o governante visita duas explorações do setor agrícola, propriedade de emigrantes açorianos, seguindo-se um encontro com a comunidade na Casa dos Açores de Hilmar.
Depois do dia no instituto, está previsto para quinta-feira um encontro com o autarca ('mayor') de Artesia, Tony Lima, assim como com a comunidade açoriana da área de Los Angeles e uma sessão promovida pela Sociedade de Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) em Los Angeles sobre as oportunidades de investimento externo na região.
Na sexta-feira, último dia da visita, o programa inclui um encontro com o 'mayor' de San Diego, Kevin Faulconer, uma visita ao memorial em honra dos pescadores de atum, atividade com grande ligação à emigração açoriana, uma homenagem aos emigrantes açorianos de San Diego e um encontro com a comunidade residente nesta zona da Califórnia.
Segundo dados oficiais, a população de origem portuguesa na Califórnia é de cerca de 345 mil pessoas, estimando-se que cerca de 70% seja oriunda dos Açores.
Nesta deslocação oficial, o presidente do Governo dos Açores será acompanhado pelo secretário regional com a tutela das Relações Externas, Rui Bettencourt, e por deputados do PS e do PSD à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Estão ainda previstas no programa visitas às comunidades açorianas das cidades de Sacramento, Hilmar, Fresno, Artesia e San Diego.