Covid 19, 28 recuperações e 16 novos casos nos Açores.
2021-06-16 12:05:00 | RHA

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 16 novos casos positivos de Covid-19, resultantes de 2.785 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.

O Faial regista um novo caso (Praia do Norte) referente a viajante residente com resultado positivo ao 6º dia.

Em São Miguel foram diagnosticados 15 novos casos, sendo 14 resultantes de transmissão comunitária e um é referente a viajante, residente, com resultado positivo ao 6º dia.

O concelho da Lagoa registou 6 novos casos (3 em Água de Pau, 2 em Santa Cruz e 1 no Cabouco).

No concelho de Ponta Delgada há 5 novos casos (Fajã de Baixo, Arrifes, Pilar da Bretanha, São Pedro e Rosto do Cão em São Roque).

O concelho da Ribeira Grande registou 4 novos casos (Maia, Conceição, Ribeirinha e Matriz).

A Autoridade de saúde, adiantou que no decurso da investigação epidemiológica, verificou-se um caso positivo inicialmente alocado na freguesia de Rosto de Cão no Livramento, concelho de Ponta Delgada, se encontra a residir na freguesia da Matriz, concelho da Ribeira Grande, pelo que foi feita a alocação do referido caso para este ultimo concelho.

No mesmo período, registaram-se 28 recuperações, todas em São Miguel, sendo 14 no concelho da Ribeira Grande (6 na Maia, 3 na Matriz, e um em cada das seguintes freguesias; Pico da Pedra, Porto Formoso, Rabo de Peixe, Conceição e Ribeira Seca).

No concelho de Ponta Delgada recuperaram 14 pessoas (3 na Fajã de Baixo, 2 em São José, 2 nos Arrifes, 2 em Fajã de Cima, 1 em Rosto do Cão em São Roque, 1 nas Capelas, 1 no Pilar da Bretanha, 1 na Covoada e 1 em São Sebastião).

Estão internados 8 doentes, 5 no Hospital do Divino Espírito Santo, em São Miguel e 3 no Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira, nenhum em cuidados intensivos.

Em vigilância ativa estão 1.019 pessoas.

O arquipélago conta presentemente com 308 casos positivos ativos, sendo 295 em São Miguel, nos seguintes concelhos, 142 na Ribeira Grande, 117 em Ponta Delgada, 28 na Lagoa, 4 em Vila Franca do Campo e 4 no Nordeste.

A Terceira tem 10 casos, todos de não residentes, provenientes de navio ancorado ao largo da ilha Terceira, estando 7* no concelho da Praia da Vitória (no navio) e 3 em Angra do Heroísmo e o Faial tem 3, no concelho da Horta.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 5.980 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 5.505 pessoas, 79 saíram do arquipélago, 55 apresentaram prova de anterior infecção e respectiva cura e 33 faleceram.

*Notas: Considerando que estão 3 pessoas internadas no Hospital da Ilha Terceira, o concelho de Angra do Heroísmo deveria ter 3 casos ativos de Covid 19, em vez de 2 como está no quadro da ASR.

No concelho da Praia da Vitoria no quadro estão 8 e deveria ser 7 pois se um foi transferido do barco para o hospital em Angra, deixaria de contar, como até agora foi feito no concelho da Praia.

Por fim, e segundo os especialistas, no alto-mar nenhum Estado exerce soberania sobre um barco, havendo um vácuo jurídico.

Por esta razão foi criada a nacionalidade das embarcações, com o objetivo de proteção.

Desta forma, o Estado que a concedeu, torna-se responsável pela sua proteção e as embarcações que tiverem a sua nacionalidade estarão sujeitas às leis de tal Estado.

No caso do Barco que está ancorado ao largo da Ilha Terceira que veio da Venezuela, este é de Bandeira de Hong Kong, pelo que segundo a legislação este barco estando ancorado no alto mar é território da China, não sendo os casos ativos considerados como sendo dos Açores, logo não haveria nenhum caso no concelho da Praia da Vitória e a ilha Terceira teria 3 casos ativos, todos em Angra do Heroísmo (internados no Hospital da Terceira).

Notícias Relacionadas Horizonte