Câmara de Ponta Delgada anuncia 'minibus' gratuitos para estudantes e idosos
2024-04-03 08:32:19 | LUSA
O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada revelou que os 'minibus' vão ser gratuitos para estudantes e idosos na cidade açoriana e anunciou a construção de uma central de camionagem nos terrenos da antiga fábrica da Sinaga.
"Os 'minibus' de Ponta Delgada passarão a ser totalmente gratuitos para todos os estudantes, desde o ensino básico ao universitário, e para os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos de idade, detentores do respetivo passe, ainda nesta primavera", disse Pedro Nascimento Cabral, referindo-se à rede de transportes públicos coletivos que opera na zona urbana do concelho, na ilha de São Miguel.
Nascimento Cabral (PSD), que discursava na cerimónia solene do 478.º aniversário da elevação de Ponta Delgada a cidade, revelou ainda que a câmara pretende construir uma central de camionagem nos terrenos da antiga fábrica da Sinaga.
Segundo o autarca, é preciso melhorar "consideravelmente as acessibilidades às freguesias mais distantes do centro urbano" do concelho, defendendo que uma "verdadeira coesão territorial" implica a "construção de uma central de camionagem nos terrenos da antiga fábrica da Sinaga, na rua de Lisboa, propriedade da região".
O presidente da Câmara de Ponta Delgada disse ainda estarem em curso os "procedimentos para aquisição de dois pequenos veículos elétricos, cada um com capacidade para doze pessoas”, destinados a cidadãos com mobilidade reduzida, “para a implementação de um serviço de circuito garantido no centro histórico de Ponta Delgada".
O município vai também ampliar o parque de estacionamento subterrâneo localizado na avenida marginal do centro da cidade, garantindo uma "solução de estacionamento para cerca de 300 viaturas".
"Continuamos a desenvolver o melhor projeto para o prolongamento da Avenida D. João III até à Avenida Mota Amaral, que incluirá a construção de uma ciclovia que ligará esta Avenida Mota Amaral até ao Parque Urbano de Ponta Delgada", acrescentou.
Nascimento Cabral realçou igualmente que a autarquia está prestes a "apresentar o regulamento que visa compensar os comerciantes" do Mercado da Graça pelo atraso na requalificação da infraestrutura.
"Estamos a concluir o concurso público para o fecho dos trabalhos do Mercado da Graça, estando o mesmo, após notificação do relatório do júri, na fase de audiência prévia às duas empresas que apresentaram candidatura à empreitada em causa", declarou.
A obra de requalificação da cobertura do Mercado da Graça foi consignada e iniciada em setembro de 2021 e a sua conclusão estava prevista para agosto de 2022.
Contudo, em 30 de julho de 2022, a câmara de Ponta Delgada anunciou a suspensão da obra devido à "inexistência de projeto contra incêndios".