Governo dos Açores quer aprofundar ligação com os Estados Unidos
2025-09-09 10:26:49 | Lusa

O presidente do Governo dos Açores considerou que a cooperação com os Estados Unidos da América pode ser aprofundada em várias áreas e recordou o contributo das comunidades açorianas como elo cultural e humano que reforça esta ligação.

Na sequência de uma audiência de cumprimentos à nova Cônsul dos Estados Unidos da América nos Açores, Rita Rico, que assumiu funções em agosto, José Manuel Bolieiro destacou que o consulado norte-americano em Ponta Delgada é o mais antigo em funcionamento contínuo em todo o mundo, com 230 anos de existência.

Bolieiro, citado em nota de imprensa, afirmou que os Açores olham para os Estados Unidos “como amigos, parceiros e aliados leais, com quem partilha uma história e um propósito comum”, tendo destacado a “importância da Base das Lajes para a segurança internacional e a projeção geoestratégica da região”.

De acordo com o líder do executivo açoriano, a cooperação entre os dois países pode ser aprofundada em várias áreas, em particular nas ciências e na tecnologia”.

“Queremos continuar a estreitar relações, aprofundando a cooperação em domínios onde os Açores são líderes e onde podemos somar valor partilhado”, disse.

A cônsul Rita Rico, citada pelo gabinete de imprensa do Governo Regional, disse que não existem trabalhadores das forças americanas a auferir abaixo do salário mínimo em vigor na região na Base das Lajes.

De acordo com a diplomata, os aumentos salariais são definidos no quadro do Acordo Bilateral vigente entre Portugal e os EUA, sendo sempre aplicados de forma retroativa quando há atrasos.

Notícias Relacionadas Horizonte