Campanha “Acolher é Proteger” desperta interesse nos açorianos
2025-12-18 11:15:39 | Lusa
O Instituto da Segurança Social dos Açores (ISSA) já recebeu 20 pedidos de informação e manifestações de interesse por parte de famílias para aderirem à campanha “Acolher é Proteger”, revelou o Governo Regional.
Na apresentação pública da campanha “Acolher é Proteger: O Acolhimento Familiar nos Açores”, a secretária regional da Saúde e Assuntos Sociais, Mónica Seidi, referiu que o executivo açoriano “está profundamente empenhado na defesa dos direitos das crianças", cabendo-lhe "intervir sempre que estas se encontrem em situação de perigo”.
Mónica Seidi, citada em nota de imprensa, considerou que o acolhimento familiar “deve ser encarado como uma medida estratégica, fundamental para garantir o direito de todas as crianças a crescerem em ambiente familiar, dependendo do esforço conjunto dos setores político, técnico e social”.
A secretária regional referiu que a medida “permitirá aliviar a pressão atualmente existente no acolhimento residencial, do qual beneficiam 330 crianças, representando um investimento anual de cerca de nove milhões de euros”.
A titular da pasta dos Assuntos Sociais recordou que, há cerca de um ano, o Governo Regional apresentou uma proposta de decreto legislativo regional que veio a ser aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa dos Açores.
A região era a única do país onde o acolhimento familiar não se encontrava em vigor.